Com cerca de 14 hectares de vinhedos e alta proporção de vinhas velhas, Miguel Merino é um dos destaques entre os vinicultores sediados em Briones, na Rioja Alta. Ao contrário de muitos produtores da Rioja, que concentram sua produção em blends de diversos vinhedos, Merino é partidário de vinificações parcelárias. Isso coloca em evidência as nuances do terroir da região.
O Vitola Reserva 2015 é um corte de 96% Tempranillo e 4% Graciano, com uvas provenientes de um vinhedo de exposição norte/nordeste, plantado nos anos 1970. Após colheita manual, as uvas foram 100% desengaçadas e passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de inox, com macerações leves, sem muita extração. O vinho passou dois anos em barricas de carvalho francês, das quais cerca de 30% novas.
Degustando
Um Rioja que conseguiu transparecer boa estrutura e frescor, mesmo em uma safra precoce e quente como 2015. No visual, mostrou coloração rubi de média concentração, com olfativo marcado por aromas intensos de frutas negras (blueberry), acompanhados por notas de alcaçuz, madeira, menta e violeta.
Na boca, um Rioja Reserva de boa acidez, corpo médio a alto e taninos finos e redondos. A fruta se mostrou bem presente também no palato, embora a graduação alcóolica de 14,5% também tenha deixado sua marca. Um vinho longo e de boa profundidade, que precisa de mais tempo para mostrar seus atributos. Os vinhos de Miguel Merino são importados para o Brasil pela Tanyno, mas esta safra, oferecida em 2022 a R$ 274, já está esgotada.
Nome do VinhoVitola ReservaCategoriaReserva Safra2015Produtor Miguel MerinoEnólogoMiguel MerinoUvas Tempranillo, GracianoSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaBriones (Rioja Alta)DenominaçãoRiojaPaísEspanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilTanyno
O post Vitola Reserva 2015, Miguel Merino apareceu primeiro em Wine Fun.