Agricultura orgânica ganha espaço entre as mais respeitadas vinícolas do mundo

A agricultura orgânica segue ganhando presença em vinhedos ao redor do mundo, em especial na França, que fechou 2023 como maior país produtor de vinhos do mundo. No caso dos vinhedos franceses, a proporção de vinhedos orgânicos já atingiu a marca de 20%, o que faz a França líder também neste segmento. Vale lembrar que a parcela de cultivo orgânico na agricultura francesa é na faixa de 10%, o que evidencia quanto esta forma de cultivo avançou especificamente na viticultura.

Algumas regiões francesas, sobretudo a Alsácia e as áreas mais ao sul, como Languedoc e Provence, apresentam condições meteorológicas mais favoráveis ao uso de práticas orgânicas. Climas mais secos dificultam o desenvolvimento de doenças fúngicas, um dos principais vilões da viticultura. Porém, o cultivo orgânico ganhou forte presença também em regiões como Borgonha, Bordeaux e Champagne.

Vinhos da alta gama e cultivo orgânico

Embora muita gente acredite que o cultivo orgânico está restrito a produtores “mais alternativos”, isso não pode estar mais longe da verdade. Atualmente alguns dos mais raros e demandados vinhos do mundo são elaborados a partir de vinhedos orgânicos. De fato, existem estudos que mostram que vinhos que têm como base uvas de cultivo orgânico ou biodinâmico acabam recebendo melhores avaliações por parte dos críticos.

Mas qual seria a presença de defensores das práticas orgânicas na lista dos principais produtores do mundo? A maior dificuldade, sem dúvida, é definir quem são os mais respeitados produtores do planeta. Para isso, porém, existe um atalho: a lista preparada anualmente pela Liv-ex, uma das maiores plataformas de negociação de vinhos finos do mundo. O índice Liv-ex 100 agrega os 100 produtores mais poderosos do mundo: qual seria a participação de vinícolas orgânicas entre os principais deles?

Grande participação de produtores orgânicos

O topo da lista referente a 2022 reúne dez produtores, todos franceses. Destes, sete estão baseados na Borgonha e três em Champagne. Abaixo um pequeno resumo de como estes produtores cultivam seus vinhedos.

1) Domaine Leroy

Vinhedos cultivados de forma orgânica e biodinâmica desde o início, atualmente com certificação orgânica Ecocert.

2) Domaine Arnoux-Lachaux

Utiliza uma abordagem orgânica e biodinâmica para a agricultura desde o início da década de 2000. Tem certificação desde 2016.

3) Domaine Leflaive

Seus vinhedos Grand Cru são cultivados de acordo com os princípios da agricultura biodinâmica, enquanto aqueles de classificação Premier Cru e Village são orgânicos. Mas não há certificação, pois a vinícola não hesita em fazer tratamentos químicos se necessários.

4) Domaine Armand Rousseau

É conhecida por sua dedicação à agricultura orgânica e práticas sustentáveis, que incluem o uso de leveduras indígenas na vinificação

5) Domaine Prieuré Roch

Este icônico produtor afirma que “não utiliza nenhum produto sintético na vinha (biodinâmica) ou na vinificação”, mas não tem certificação orgânica.

6) Dom Pérignon

Embora não adote princípios orgânicos ou biodinâmicos, a Maison de champanhe está fazendo mudanças para trabalhar em direção à certificação orgânica, incluindo a suspensão do uso de herbicidas.

7) Louis Roederer

Este outro nome de destaque da Champanhe iniciou o cultivo biodinâmico em 2000 e, em 2021, mais de metade de suas propriedades receberam certificação orgânica. 2012 foi a primeira safra da cuvée principal, Cristal, ser produzida inteiramente a partir de uvas cultivadas de forma biodinâmica (embora não seja certificada como tal).

8) Domaine de la Romanée-Conti

Este ícone da Borgonha pratica a agricultura orgânica nas videiras desde1985 e atualmente possui certificação orgânica e biodinâmica.

9) Domaine Mugnier

Frédéric Mugnier não usa fertilizantes industriais desde 1986, herbicidas sintéticos desde 1990 e inseticidas químicos desde 1995, mas não se considera um produtor orgânico.

10) Krug

Seus vinhedos próprios são cultivados de acordo com os princípios orgânicos, porém sem certificação. Já os vinhedos de terceiros (que respondem pela maior parte da produção) adotam, em sua maioria, práticas sustentáveis.

Fontes: The Drinks Business; Becky Wasserman; Decanter

Imagem: Gerada via IA com Magic Media da Canva

O post Agricultura orgânica ganha espaço entre as mais respeitadas vinícolas do mundo apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *