Barolo Capalot 2018, Crissante

Crissante Alessandria fundou a vinícola que leva seu nome e lançou seus primeiros vinhos em 1958, embora a família já desenvolvesse a viticultura havia várias gerações. A diferença é que, anteriormente, elas tinham como destino produtores locais. Atualmente com 5,5 hectares de vinhedos próprios e produção na faixa de 40 mil garrafas o ano, os principais destaques são cinco Barolos, quatro com origem nos Crus de La Morra.

O Barolo Capalot 2018 é um de seus vinhos mais disputados. Tem origem em uma parcela de 0,5 hectare no Cru de mesmo nome, com alta proporção de vinhas velhas (plantadas em 1951) e cultivo sustentável. As uvas fermentaram com leveduras indígenas e maceraram por 15 a 20 dias em tanques de inox, com maloláctica no mesmo recipiente. O vinho passou dois anos em botti de carvalho da Eslavônia, mais dois anos de garrafa.

Degustando

Já com mais de cinco anos a partir de sua safra e produção na faixa de 4 mil garrafas, um Barolo que já entrou na sua faixa ideal de consumo. Porém, evidencia potencial para guarda mais longa. No visual, mostrou coloração granada de baixa concentração e halo discretamente alaranjado, com olfativo intenso. Destaque para os aromas de frutas vermelhas e notas de tabaco, couro e pimenta preta.

No palato, um Nebbiolo de muita tipicidade, combinando a discreta rusticidade desta denominação de origem com o perfil mais elegante dos vinhedos na parte leste de La Morra. Mostrou alta acidez, taninos finos e presentes, com corpo médio. Um vinho de boa profundidade e estrutura que, infelizmente, não chega ao Brasil. Na Europa custa na faixa de € 45.

Nome do VinhoBarolo CapalotSafra2018Produtor Crissante AlessandriaEnólogosMichele Alessandro, Alberto Alessandria, Luca AlessandriaUvaNebbioloSoloArgilo-calcárioGraduação Alcoólica 14,5%Sede da VinícolaLa Morra (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Barolo Capalot 2018, Crissante apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *