Barolo Dagromis 2003, Gaja

Angelo Gaja ganhou sua posição entre os mais reconhecidos produtores de vinhos da Itália pela qualidade de seus Barbarescos. Estes vinhos, de incrível precisão e muita estrutura, rapidamente se tornaram uma das principais referências desta denominação de origem, que disputa com Barolo o título de principal objeto de desejo dos apreciadores de vinhos do Piemonte. O que pouca gente sabe, porém, é que a produção de Barolos de Gaia é bastante significativa, com quase mais de 42% da sua área total de vinhedos.

O Dagromis é um dos Barolos elaborados por Gaia, atualmente o único ainda rotulado como parte da denominação de origem após sua decisão de retirar a maioria de suas cuvées (inclusive os Barbarescos) do sistema de classificação. Suas uvas, de cultivo orgânico não certificado, provêm de vinhedos ao redor de La Morra, adquiridos por Gaia em 1995 da família Gromis, daí seu nome. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentações alcoólica e maloláctica em tanques de aço, para posterior estágio de 12 meses em barricas francesas e mais um ano em botti.

Degustando

Um vinho que evidenciou muito bem a safra 2003, uma das mais quentes e secas da história da Itália (ao menos até 2022). No visual, mostrou coloração rubi com evolução e concentração média a alta, enquanto o olfativo foi marcado por aromas tostados e de fruta negras mais maduras, com notas terrosas, de piche e leve toque de alcatrão.

Na boca, um Nebbiolo de acidez correta, taninos presentes e granulosos, além de corpo médio a alto. Com muito volume, se mostrou intenso e com presença destacada de frutas negras também no palato, possivelmente consequência do perfil da safra. Um Barolo sem grande tipicidade, que chamou mais a atenção pela potência que pela elegância, daqueles vinhos que não mostram a tensão necessárias para agradar plenamente. Os vinhos de Angelo Gaia são trazidos para o Brasil pela Mistral e uma safra mais recente desta cuvée estava disponível na faixa de R$ 1.500 no site da importadora em setembro de 2022.

Nome do VinhoBarolo DagromisSafra2003Produtor GajaEnólogoGuido RivellaUvaNebbioloSoloCalcárioGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaBarbaresco (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilMistral

O post Barolo Dagromis 2003, Gaja apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *