Barolo Ginestra Casa Maté 2007, Elio Grasso

Elio Grasso pode ser considerado como um discípulo de Aldo Conterno.  Quando decidiu, em 1979, largar suas atividades no setor financeiro em Turim para transformar a propriedade familiar de 14 hectares em Monforte em vinícola, Conterno foi seu mentor. Aldo ajudou Elio a começar na vinicultura, dando conselhos e assistência à vinificação. Por conta disso, o estilo de Grasso evoluiu para uma posição entre os campos clássico e modernista do Barolo.

Por conta dos solos com composição menos arenosa, o Barolo Ginestra Casa Matè é geralmente considerado como o Barolo mais estruturado em as três cuvées elaboradas por Grasso nesta denominação de origem. Elaborado pela primeira vez em 1978, suas uvas provêm de um vinhedo de cultivo sustentável, entre 300 e 350 metros acima do nível do mar, de exposição sul. Na vinificação, após colheita manual, as fermentações alcóolica (com remontage diária e temperatura controlada, por duas semanas) e maloláctica ocorreram em tanques de inox. O vinho foi trasfegado para botti de carvalho da Eslavônia de 2.500 litros para envelhecimento, tendo sido mantido mais 10 meses em garrafa antes do lançamento.

Degustando

Um Barolo que fez jus à sua reputação, embora a safra 2007 tenha sido considerada quente demais na região, tirando um pouco da elegância dos vinhos. No visual, mostrou coloração rubi com evolução e concentração média, com o olfativo marcado por aromas de tabaco, erva seca, piche, leve floral e notas de fruta negra mais madura.

Na boca, um Nebbiolo de boa acidez, taninos presentes e corpo médio a alto. Mostrou boa estrutura, um vinho profundo e denso, mais marcado pela potência do que pela elegância. Já pronto para consumo, este vinho é importado para o Brasil pela Interfood e safras mais recentes podiam ser encontradas em lojas online na faixa de R$ 1.300 em setembro de 2022.

Nome do VinhoBarolo Ginestra Casa MatéSafra2007Produtor Elio GrassoEnólogosPiero Ballario, Gianluca Grasso UvaNebbioloSoloCalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaMonforte d’Alba (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilInterfood

O post Barolo Ginestra Casa Maté 2007, Elio Grasso apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *