Barolo Rocche 2006, Renato Ratti

Sem tradição familiar na viticultura, Renato Ratti foi um dos nomes que mudaram a região do Barolo. Após 10 anos no Brasil, trabalhando na Cinzano, voltou para o Piemonte e fundou, em 1965, a vinícola que leva o seu nome. Foi um dos primeiros produtores a valorizar melhor o terroir do Piemonte, vinificando por parcelas e lançando um dos mapas mais detalhados dos vinhedos da região. Ratti foi também um dos pioneiros do estilo de vinificação que rompeu com as tradições da região, com fermentações e macerações mais curtas e uso de remontage, além da redução do tempo em madeira.

Uma de suas cuvées de maior destaque é o Barolo Rocche, elaborado a partir de uvas de cultivo sustentável do Cru Rocche dell’Annunziata, entre La Morra e o vilarejo de Barolo. Foi produzido pela primeira vez em 1971, e, na safra de 2006, foi vinificado com temperaturas controladas e fermentação em tanques de inox (onde ocorreu também a fermentação maloláctica). O vinho passou por um ano em barricas francesas, seguido por mais doze meses em botti de carvalho da Eslavônia.

Degustando

Um vinho que conseguiu combinar potência, boa presença de frutas e equilíbrio, dentro de um estilo de Barolo claramente mais modernista. No visual, mostrou coloração rubi com halo de evolução e concentração média-alta, enquanto o olfativo foi dominado por aromas de tabaco e balsâmico, com notas florais (mais violeta que rosas), alcaçuz e frutas negras.

Na boca, um vinho de boa acidez, taninos finos, sedosos e presentes, além de corpo médio. De muita estrutura e profundidade, este Nebbiolo se mostrou elegante e com múltiplas camadas, com uma presença maior de frutas negras e madeira no palato do que no nariz. Um vinho redondo, que talvez não tenha a tipicidade de um Barolo tradicional, mas que agradou pela combinação harmônica entre potência e finesse. Os vinhos de Renato Ratti são trazidos para o Brasil pela Ravin e uma safra mais recente desta cuvée estava disponível no site da importadora a R$ 2.220 em agosto de 2022

Nome do VinhoBarolo RoccheSafra2006Produtor Renato RattiEnólogoMassimo MartinelliUvaNebbioloSoloCalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaLa Morra (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilWorldWine

O post Barolo Rocche 2006, Renato Ratti apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *