Bourgogne Rouge 2020, Naïma et David Didon

Com longa experiência na conversão de vinhedos para a agricultura orgânica, o passo seguinte para David Didon foi elaborar seus próprios vinhos. Após adquirir, juntamente com a sua esposa Naïma, dois hectares de vinhedos próximos a Bouzeron em 2017, as condições estavam criadas. Desde então, tem se provado também um talentoso vinhateiro, na vanguarda da nova geração de produtores da Borgonha.  

O Bougogne Rouge 2020 foi elaborado a partir de vinhas velhas (plantadas entre 1947 e 1960) e de cultivo biodinâmico, provenientes de Chassey-le-Camp. Na vinificação, após colheita manual, as uvas, 100% com cachos inteiros, passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanque de fibra de vidro. O vinho fez estágio de 10 meses em barris de carvalho usado e foi engarrafado sem adição de sulfitos, colagem ou filtração.

Degustando

Com muita vivacidade e pureza, um Bourgogne genérico que deixa claro o talento do casal Didon. No visual, mostrou coloração rubi brilhante e concentração média, com um olfativo que necessitou de tempo para mostrar o seu melhor. Abriu com redução, que rapidamente se dissipou, revelando aromas de frutas vermelhas mais maduras, cereja selvagem, acompanhados por notas de pitanga.

Na boca, um Pinot Noir de alta acidez, corpo leve a médio e taninos presentes e picantes. Chamou a atenção a presença explosiva de fruta fresca e pura, com muita vivacidade e tensão. Sem ser um vinho profundo ou de alta complexidade, se mostrou delicioso e muito fácil de beber. Os vinhos de Naïma e David Didon ainda não são importados para o Brasil e esta cuvée é vendida na Europa na faixa de € 28.

Nome do VinhoBourgogne RougeSafra2020Produtor Naïma et David DidonEnólogoDavid DidonUvaPinot NoirSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica12%RegiãoChassey-le-Camp (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoBourgognePaísFrançaAgriculturaBiodinânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Bourgogne Rouge 2020, Naïma et David Didon apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *