Bouzeron 2019, Domaine de Villaine

Ao contrário de outras denominações de origem na Borgonha, em Bouzeron a Aligoté aparece em primeiro plano. É a única apelação Village de toda a região a permitir a elaboração de monovarietais desta uva, que, possivelmente, é autóctone da área. E, dentre os produtores sediados em Bouzeron, não há como negar que a Domaine de Villaine fica entre os principais destaques.

O Bouzeron 2019 foi elaborado a partir de uma alta proporção de vinhas velhas (algumas com mais de 90 anos), baixo rendimento (cerca de 20% abaixo do limite máximo de 65 hectolitros por hectare da AOC) e de cultivo orgânico certificado deste 1997. Na vinificação, após colheita manual e lenta prensagem pneumática, as uvas foram fermentadas por leveduras indígenas em uma combinação de tanques de inox, barricas e outros formatos de carvalho, a temperaturas controladas. O vinho passou 12 meses em barricas, com suas lias, antes do engarrafamento.

Degustando

Os Aligotés da Domaine de Villaine são frequentemente considerados dentre os mais estruturados e profundos da Borgonha. E não foi diferente desta vez, ele foi um dos destaques de uma degustação envolvendo oito exemplares desta variedade. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com o olfativo dominado por aromas de frutas de caroço mais maduras (com destaque para ameixa e pêssego amarelos), acompanhados por notas de ervas verdes, mel e um discreto toque redutivo de pólvora.

Na boca, um vinho de alta acidez e corpo médio, com presença destacada de notas de frutas de caroço bem puras também no gustativo. Mostrou uma excelente estrutura, com amplitude e profundidade, e muita textura, com uma certa untuosidade. Embora tenha se mostrado fresco e com bom equilíbrio, trouxe também uma discreta presença de álcool no palato, com final longo e salino. Um Aligoté de alta gama, produzido em uma das safras mais quentes da história da Borgonha. Esta cuvée é trazida para o Brasil pela Mistral e uma safra mais antiga (a “clássica” 2017) estava disponível no site da importadora a R$ 552 em fevereiro de 2023.

Nome do VinhoBouzeronSafra2019Produtor Domaine de VillaineEnólogoPierre de BenoistUvaAligotéSoloCalcárioGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaBouzeron (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoBouzeronPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilMistral

O post Bouzeron 2019, Domaine de Villaine apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *