Bricco Fiasco Barolo 1997, Azelia

Fundada em 1920, a Azelia pode ser considerada como um produtor que adota um estilo de vinificação híbrido. Usa algumas técnicas usadas pelos chamados “produtores tradicionalistas” do Barolo, combinadas com procedimentos introduzidos pelos “modernistas”. Baseada em Castiglione Falletto, elabora atualmente seis cuvées diferentes de Barolos, com uvas de seus 16 hectares de vinhedos.

O Bricco Fiasco Barolo 1997 foi elaborado a partir de vinhas velhas (plantadas na década de 1940) e de cultivo sustentável, provenientes de um vinhedo de orientação sul de 1,5 hectare. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação com leveduras indígenas e maceração longa (55-60 dias) em tanques de inox. O vinho foi envelhecido em botti por 24 meses e engarrafado sem filtração ou colagem.

Degustando  

Um vinho um tanto enigmático, que se mostrou fechado e sem muita energia, mesmo horas depois de aberto. No visual, mostrou coloração granada e concentração média, com um olfativo bastante discreto, com aromas de frutas vermelhas maduras acompanhados por notas mentoladas, de alcaçuz e cogumelo Paris.

Na boca, um Nebbiolo de alta acidez, corpo médio e taninos intensos e poeirentos, ainda rústicos. Um vinho muito seco e com notas de ervas secas e verdes, sem muito extrato ou matiére no palato, que pecou pela falta de frutas e de tipicidade. Fechou com boa persistência, mas ficou a sensação de que faltou algo. Os vinhos da Azelia chegaram a ser importados para o Brasil pela Vinci, e na Europa safras mais recentes desta cuvée são vendidas na faixa de € 85.

Nome do VinhoBricco Fiasco Barolo Safra1997Produtor AzeliaEnólogoLuigi ScavinoUvaNebbioloSoloCalcárioGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaCastiglione Falletto (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencional

O post Bricco Fiasco Barolo 1997, Azelia apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *