Cepparello 2008, Isole e Olena

Um dos ícones do vinho da Toscana, a Isole e Olena foi criada na década de 1950, com a aquisição, pela família De Marchi, de duas propriedades distintas, que dão nome à vinícola. A partir de 2022, ela passou a fazer parte do portfólio do grupo francês EPI (Société Européenne de Participations Industrielles), que também contém nomes como Biondi-Santi, Piper-Heidsieck e Charles Heidsieck.

Seu vinho mais icônico, o Cepparello, foi lançado pela primeira vez em 1980. Na época, as regras do conselho da denominação de origem Chianti Classico obrigavam o uso de variedades brancas no corte, como Trebbiano e Malvasia. Ao optar em usar 100% Sangiovese, Paolo De Marchi passou a classificar o vinho como IGT, ou seja, mesmo não tendo uvas francesas, pode ser descrito como um Supertoscano.

O vinho foi elaborado a partir das melhores videiras da Isole e Olena, que ficam entre 350 e 500 metros de altitude no segmento oeste da denominação de origem, na sub-região de Barberino Val d’Elsa. Refletindo um estilo chamado de vinho de origem por De Marchi, as uvas são cultivadas de acordo com os princípios da agricultura sustentável, em solos de galestro (um mix entre argila, calcário e arenito). Na vinificação, após fermentação em tanques de inox, o vinho passou por 18-20 meses em barricas de carvalho, das quais não mais de 30% novas.

Degustando

Este exemplar foi degustado às cegas em uma prova incluindo alguns dos principais Supertoscanos e foi o principal destaque, com a elegância e finesse superando a potência. No visual, mostrou coloração rubi com leve halo e concentração média alta, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas bem presentes, acompanhados por leves notas de eucalipto e couro.

Na boca, um Sangiovese de boa acidez, corpo médio a alto, com taninos poeirentos e finos. Mostrou ótima amplitude e densidade, um vinho profundo, longo e com muita estrutura, mas sem perder o frescor. Já entrou em sua janela de consumo ideal, mas deve seguir evoluindo muito bem, até porque as notas primárias prevaleceram tanto no nariz como no palato. Os vinhos da Isole e Olena são trazidos para o Brasil pela Decanter e uma safra mais recente desta cuvée estava disponível a R$ 1.229 no site da importadora em setembro de 2022.

Nome do VinhoCepparelloSafra2008Produtor Isole e OlenaEnólogoPaolo de MarchiUvaSangioveseSoloCalcário e argila Graduação Alcoólica14,5%Sede da vinícolaBarberino Val D’Elsa (Toscana)DenominaçãoToscana IGTPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencional Importador no BrasilDecanter

O post Cepparello 2008, Isole e Olena apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *