A Domaine Jean Dauvissat Père et Fils, criada em 1956, representa muito bem as mudanças que a região de Chablis vem passando nos últimos anos. Diversos produtores anteriormente com foco mais industrial decidiram adotar práticas tradicionais e artesanais, tanto na agricultura como na vinificação. Desde que assumiu a vinícola em 2009, Damien Dauvissat mudou os rumos da Domaine: vinhedos arados e cultivados de forma orgânica e biodinâmica, uso de leveduras indígenas, fim dos aditivos e enzimas. Os resultados são promissores.
O Chablis Premier Cru Vaillons 2019 é um dos cinco Premiers Crus elaborados pela Domaine Jean Dauvissat, que também produz diversas cuvées de Chablis e Petit Chablis. As uvas deste vinho são provenientes de três parcelas de cultivo orgânico e biodinâmico (buscando certificação), plantadas em 1988, 1971 e 1968, e somando 0,83 hectares. As videiras mais antigas foram colhidas manualmente e, na vinificação, as uvas foram prensadas e fermentadas com leveduras indígenas, a baixas temperaturas em tanques de inox. O vinho passou por fermentação maloláctica e foi mantido com suas lias, sendo engarrafado 24 meses após sua colheita, após leve colagem e filtração.
Degustando
Eu já havia provado este vinho uma vez (safra 2016 se me recordo bem) e duas coisas me chamaram a atenção. De um lado, o desta safra me pareceu muito mais preciso e texturado, de outro, porém, pareceu menos vertical e mais “quente”, talvez por conta da safra e do momento de colheita. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com um olfativo de muita tipicidade, com aromas cítricos (sorbet de limão) e de frutas brancas, acompanhados por notas de cascas de ostras.
Na boca, um Chablis Premier Cru de alta acidez, corpo médio, e, de certa forma, “gordo” para um Vaillons, talvez com menos salinidade e tensão do que estou acostumado. O palato trouxe boa amplitude e muita fruta branca, com equilíbrio e complexidade. O elevado grau de álcool (acima de 14 graus) não se fez sentir, mas talvez tenha trazido um peso “extra” para este Chardonnay. A ser revisitado. Os vinhos da Domaine Jean Dauvissat são trazidos para o Brasil pela Uva Vinhos, mas esta cuvée já está esgotada no site da importadora. Na Europa, o vinho é vendido na faixa de € 35.
Nome do VinhoChablis Premier Cru VaillonsSafra2019Produtor Domaine Jean Dauvissat Père et FilsEnólogoFabien Dauvissat UvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica14,2%Sede da VinícolaMilly (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoChablisPaísFrançaAgriculturaOrgânica e BiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilUva Vinhos
O post Chablis Premier Cru Vaillons 2019, Domaine Jean Dauvissat apareceu primeiro em Wine Fun.