Chambolle-Musigny Vieille Vigne 2011, Domaine Fourrier

Apesar de sediada em Gevrey-Chambertin, a Domaine Fourrier elabora três vinhos diferentes a partir de parcelas que possui em Chambolle-Musigny. Para um produtor conhecido pelos seus vinhos sedosos e elegantes, esta última denominação de origem é um match perfeito. São duas cuvées Premier Cru (Les Gruencher e Les Sentiers) e uma Village.

O Chambolle-Musigny Vieille Vigne 2011 foi elaborado a partir de uma parcela de 0,39 hectare com alta proporção de vinhas velhas (plantadas em 1936) de cultivo sustentável. Após colheita manual, houve desengace total das uvas, com fermentação com temperaturas mais baixas, para atrasar a maloláctica. Jean-Marie Fourrier trabalha exclusivamente com leveduras indígenas em tanques de aço inoxidável, com uso regular de pigéage. O vinho fez estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês, das quais apenas 20% novas, sem filtração ou colagem antes do engarrafamento.

Degustando

A safra 2011 na Borgonha sempre gera alguma controvérsia, muito por conta da percepção de que deu origem a vinhos com menor potencial de evolução. Neste caso, um Chambolle-Musigny que parece no seu auge, combinando notas terciárias com a tradicional qualidade de fruta que marca os vinhos da Domaine Fourrier. Coloração granada de média concentração, com olfativo marcado por aromas de couro, fruta vermelha e pitanga, com notas sanguíneas e terrosas.

Na boca, um Pinot Noir de alta acidez, corpo médio e taninos picantes e presentes. Um vinho elegante e equilibrado, com boa profundidade e persistência, talvez um pouco menos frutado que outras safras deste produtor. Os vinhos da Domaine Fourrier chegam ao Brasil pela Clarets, porém, infelizmente este vinho esgotou rapidamente na importadora. Safras mais recentes têm preços na faixa de € 150 na Europa.

Nome do VinhoChambolle-Musigny Vieille VigneSafra2011Produtor Domaine FourrierEnólogoJean-Marie FourrierUvaPinot NoirSoloArgilo-calcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaGevrey-Chambertin (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoChambolle-Musigny PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilClarets

O post Chambolle-Musigny Vieille Vigne 2011, Domaine Fourrier apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *