Pierre-Yves Colin, um dos mais conceituados vinhateiros da Borgonha, é o filho mais velho de Marc Colin e manteve a tradição da família. Trabalhou como enólogo na vinícola de seu pai entre 1994 a 2005 e já em 2001 se estabeleceu, ao lado da esposa Caroline Morey, como micro-négociant. Em 2006, contanto com vinhedos herdados da família, o casal fundou sua vinícola própria, na época com cerca de seis hectares de vinhedos.
O Chassagne-Montrachet Abbaye de Morgeot 1er Cru 2015 foi elaborado a partir de uvas de cultivo sustentável provenientes do climat Premier Cru de mesmo nome, situado no sudoeste de Chassagne-Montrachet, já próximo a Santenay. Em uma safra quente como 2015, Pierre-Yves considerou realizar uma colheita mais precoce, mas uma onda de calor afetou sua decisão (a colheita foi feita entre 1 e 9 de setembro). Por conta do perfil das uvas, optou por não mexer muito as lias e baixar a proporção de carvalho novo de 25% para 20%. A fermentação foi realizada com leveduras indígenas e o vinho não passou por colagem ou filtração, sendo engarrafado em janeiro de 2017.
Degustando
Ao se referir a esta cuvée, Pierre-Yves deixou clara a sua percepção: “o vinho é certamente bom, mas deve ficar claro que é resultado de uma safra mais quente”. Ao provar o vinho, fico pensando na escala de qualidade do produtor, já que este Chardonnay estava sensacional, com muita tensão e ótima estrutura. No visual, mostrou coloração amarelo palha e reflexos verdeais, com o olfativo mostrando muita complexidade. Destaque para uma ligeira redução lembrando pólvora, com aromas de benzina, pedras molhadas, cítrico e frutas brancas (pera).
Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio e ótima textura. Com boa profundidade e complexidade, trouxe notas mais presentes de frutas brancas também no palato, com muita vivacidade e tensão. Daqueles vinhos que evidenciam porque alguns produtores se destacam mais que outros, obrigado ao amigo Rafael pela experiência. Alguns dos vinhos de Pierre-Yves são trazidos para o Brasil pela Clarets, mas já estão esgotados. Na Europa, safras mais recentes desta cuvée são vendidas na faixa de € 200.
Nome do VinhoChassagne-Montrachet Abbaye de Morgeot 1er CruSafra2015Produtor Pierre-Yves Colin-MoreyEnólogoPierre-Yves ColinUva ChardonnaySoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaChassagne-Montrachet (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoChassagne-Montrachet Premier CruPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador Clarets
O post Chassagne-Montrachet Abbaye de Morgeot 1er Cru 2015, Pierre-Yves Colin-Morey apareceu primeiro em Wine Fun.