Château Bel Air Marquis d’Aligre 1996, Château Bel Air Marquis d’Aligre

Você quer conhecer como muitos vinhos de Bordeaux eram no passado, antes da globalização, de Robert Parker e do aquecimento global? Jean-Pierre Boyer, do Château Bel Air Marquis d’Aligre, traz um interessante contraste com os vinhos produzidos atualmente na região. Sua proposta é elaborar seus vinhos de Margaux (ele é responsável pela vinificação desde 1950) apostando em um estilo mais próximo dos claretes do século XIX.

O Bel Air Marquis d’Aligre 1996 é um corte bordalês tradicional da margem esquerda, com cerca de 35% Merlot, 30% Cabernet Sauvignon, 20% Cabernet Franc e o restante de Petit Verdot, Malbec e Carmenere. Os vinhedos, vizinhos ao do Château Margaux, são compostos por vinhas velhas (as mais jovens têm cerca de 50 anos) e cultivados de forma orgânica, sem certificação. Na vinificação, as uvas passaram por longa fermentação com baixíssima extração, permanecendo em cubas até a primavera. O vinho foi mantido por seis meses em barris usados, seguidos de dois a três anos em cuba de cimento.

Degustando

O estilo de vinificação e as condições da safra 1996 (mais fria) trouxeram características e personalidade mais austeras a este vinho, um enorme contraste com a abundância de outros vinhos desta região. No visual, mostrou coloração granada com concentração média a baixa, com um olfativo marcado por discretos aromas de frutas vermelhas, acompanhadas por notas mais intensas de couro, estrebaria, terra molhada, alcaçuz e pimentão vermelho.

Na boca, um corte bordalês de alta acidez, taninos plenamente integrados e corpo médio. Se mostrou leve e austero também no palato, um vinho clássico, com presença discreta de frutas e longa persistência. Definitivamente não é um vinho que agrada a quem prefere Bordeaux mais frutados e intensos. Safras mais recentes podem ainda ser encontradas na Europa, na faixa de € 55.

Nome do VinhoChâteau Bel Air – Marquis D’AligreSafra1996Produtor Château Bel Air – Marquis D’AligreEnólogoJean-Pierre BoyerUvasCabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot, Malbec, CarmenereSoloAluvialGraduação Alcoólica12,5%RegiãoMargaux (Nouvelle-Aquitaine)DenominaçãoMargauxPaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoConvencional

O post Château Bel Air Marquis d’Aligre 1996, Château Bel Air Marquis d’Aligre apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *