Château Clinet 2006, Château Clinet

Uma das partes mais altas do platô de Pomerol tem um nome que chama a atenção. Por conta da existência de um lieu-dit chamado Client (com registros datando de vários séculos, inclusive no mapa da região de 1785), três vinícolas ali sediadas usam este nome: Château Clinet, Château L’Église-Clinet e Château Feytit-Clinet. Destes, o maior é o Château Clinet, com cerca de 11 hectares de vinhedos, incluindo a parcela Les Grandes Vignes, com uma grande concentração de vinhas velhas de Merlot.

O Château Clinet foi elaborado a partir das melhores videiras (idade média superior a 40 anos) de seus vinhedos próprios (a vinícola produz também um segundo vinho, Fleur de Clinet) e, na safra 2006, foi um corte de 85% Merlot, 10% Cabernet Sauvignon e 5% Cabernet Franc. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas de forma separada em barris de carvalho (atualmente usam inox) com uso de pigéage e um pouco de remontage durante o cuvaison. Após fermentação maloláctica, o vinho fez estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo 70% de primeiro uso e 30% de segundo uso e não passou por filtração ou colagem antes do engarrafamento.

Degustando

Os vinhos do Château Clinet ganharam em qualidade nas últimas décadas, sobretudo desde a entrada de Ronan Laborde, em 2003. E este exemplar fez jus à reputação, com boa estrutura e profundidade, embora com uma presença ainda destacada de madeira, possivelmente refletindo a consultoria de Michel Rolland. No visual, mostrou coloração rubi com alguma evolução, com o olfativo marcado por aromas de cedro, frutas vermelhas e negras intensas (cereja negra em destaque), acompanhados por notas de especiarias, tabaco, erva seca e balsâmico.

Na boca, um corte bordalês de acidez média a alta, com taninos granulosos já integrados e corpo médio a alto. Mostrou boa concentração e amplitude, com presença de frutas e leve nota de carvalho também no palato, que se mostrou intenso e equilibrado. Um vinho que evidenciou o estilo tradicional de Pomerol da década de 2000 e que foi um dos destaques de uma degustação às cegas de vinhos baseados na Merlot. Safras mais recentes estão disponíveis no mercado brasileiro, sendo vendidas na faixa de R$ 1.500 em novembro de 2022.

Nome do VinhoChâteau ClinetSafra2006Produtor Château ClinetEnólogoRonan LabordeUvasMerlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet FrancSoloAluvial argilosoGraduação Alcoólica13,5%Sede da vinícolaPomerol (Nouvelle-Aquitaine)DenominaçãoPomerolPaísFrançaAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilDiversos

O post Château Clinet 2006, Château Clinet apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *