Château Lagrange 2000, Château Lagrange Pomerol

Com apenas nove hectares de vinhedos próprios no norte de Pomerol, o Château Lagrange Pomerol (que não deve ser confundido com a vinícola de mesmo nome baseada em Saint-Julien) faz parte do grupo de vinícolas controladas pela família Moueix. Este grupo adquiriu seu controle em 1953, quando já de posse também do Château Trotanoy, onde são vinificados os vinhos do Château Lagrange.

O Château Lagrange é o vinho principal da vinícola, elaborado a partir de vinhedos de cultivo sustentável, localizados próximos daqueles dos Château Rouget, Le Gay e Lafleur Gavin. Na vinificação, as uvas passaram por fermentação com temperaturas controladas em tanques de inox e cimento e foi feita trasfega do suco livre para barricas de carvalho. O vinho ficou por 16 a 18 meses nestes recipientes, dos quais 40% de carvalho novo.

Degustando

Degustando às cegas em um painel com vinhos onde a Merlot era a uva dominante, este monovarietal se mostrou o mais evoluído e “cansado”, quase que inteiramente dominado por aromas e sabores terciários. Isso confirmou a opinião de alguns críticos, para os quais o Château Lagrange Pomerol atinge seu ápice mais cedo, com melhores condições geralmente no final da primeira década após sua safra.

No visual, mostrou coloração granada e alta concentração, com o olfativo marcado por aromas terciários, com destaque para notas balsâmicas e terrosas, madeira velha, com leve presença de frutas maduras. Na boca, um Bordeaux da margem direita de boa acidez, taninos presentes e corpo médio. Um vinho bem seco e com amplitude e profundidade média. Em minha opinião já deixou seu melhor para trás, sem fruta suficiente para justificar seus 22 anos. Esta cuvée pode ser encontrada no mercado brasileiro e safras mais recentes estão disponíveis em lojas online na faixa de R$ 700.

Nome do VinhoChâteau LagrangeSafra2000Produtor Château Lagrange PomerolEnólogoJean-Claude BerrouetUvaMerlotSoloAluvialGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaPomerol (Nouvelle-Aquitaine)DenominaçãoPomerolPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilDiversos

O post Château Lagrange 2000, Château Lagrange Pomerol apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *