Com cerca de 25 hectares de vinhedos, a Domaine Olga Raffault é um dos produtores de destaque na denominação de origem Chinon. Curiosamente, Olga, que passou a liderar a vinícola após o falecimento de seu marido em 1947, nunca elaborou vinhos. Atualmente, o controle está nas mãos de sua neta Sylvie, juntamente com seu marido, Eric de la Vigerie.
Elaborado a partir de vinhedos plantados em solos aluviais arenosos, o Les Barnabés 2019 é o vinho mais fresco e de consumo mais rápido da Domaine Olga Raffault. As videiras, com cerca de 35 anos de idade, são cultivadas de forma orgânica, com certificação desde 2015. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram 100% desengaçadas e fermentadas exclusivamente com leveduras indígenas em tanques de inox, com maceração de 20 dias. O vinho ficou 12 meses nos tanques e foi engarrafado após leve filtração e discreta adição de sulfitos.
Degustando
Um Cabernet Franc delicioso, fácil de beber e de muito frescor e vibração. No visual, mostrou coloração rubi média baixa, com um olfativo intenso e complexo. Destaque para os aromas florais (violeta), frutas vermelhas e negras, além de notas destacadas de grafite e leve toque de ervas leve e menta.
Na boca, um vinho de alta acidez corpo médio e taninos granulosos, mas já bem agradáveis. Mostrou muita precisão e frescor, um Cabernet Franc elegante e com muita tensão, leve e com destacada presença de fruta muito pura também no palato. Os vinhos da Domaine Olga Raffault não são importados para o Brasil e esta cuvée pode ser encontrada na Europa na faixa de € 12, um excepcional custo-benefício.
Nome do VinhoChinon Les BarnabésSafra2019Produtor Domaine Olga RaffaultEnólogosSylvie de la Vigerie, Eric de la VigerieUvaCabernet FrancSoloArgila AluvialGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaSavigny-en-Véron (Indre-et-Loire)DenominaçãoChinonPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado
O post Chinon Les Barnabés 2019, Olga Raffault apareceu primeiro em Wine Fun.