O Priorat é a única denominação de origem espanhola, além da Rioja, a receber o título de DOCa, que indica regras mais estritas, muitas vezes refletidas em vinhos de alta qualidade. E boa parte deste reconhecimento se deve ao trabalho de cinco produtores, que a partir de 1979 ajudaram a colocar esta área da Catalunha no mais alto patamar do vinho espanhol. A Clos de L’Obac Costers del Siurana é um deles.
O Clos de L’Obac é o vinho mais reconhecido da Clos de L’Obac Costers del Siurana, elaborado a partir de uvas de vinhedos nas proximidades de Gratallops. O corte utilizado é fixo em todas as safras: 35% Garnacha, 35% Cabernet Sauvignon, 10% Syrah, 10% Merlot e 10% Carignan. A Grenache e Carignan, autóctones nesta área, são provenientes de vinhas velhas (plantadas em gobelet nos solos de llicorella da região). As demais uvas provêm de videiras de idade média de 25 anos, cultivadas em espaldeira e podadas em Cordon de Royat duplo, o que restringe seus rendimentos.
Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram 100% desengaçadas e maceradas por 29 dias em tanques de aço inox, para co-fermentação. Após passar por gravidade para barricas francesa de primeiro uso, o vinho foi mantido por 11 meses nestes recipientes, com diversas trasfegas. Antes do engarrafamento, passou por colagem usando claras de ovos, sem filtração.
Degustando
Um vinho de grande estrutura e complexidade, que chegou à sua janela de consumo ideal e evidenciou a qualidade do terroir do Priorat. No visual, mostrou coloração rubi com leve evolução e concentração média, enquanto o olfativo trouxe ampla gama de aromas. Destaque para as notas de ameixa seca e chocolate, com toques terrosos, sanguíneo e de alcaçuz, além de uma curiosa presença de aromas que lembraram acetona, que não prejudicaram o conjunto.
Na boca, um corte de alta acidez, corpo médio a alto e taninos arenosos e presentes. Um vinho seco, austero e de alta gama, muito estruturado e com textura firme, que se mostrou equilibrado e profundo. Um dimensão distinta de elegância. As notas de frutas negras e sanguíneas seguiram no palato, com muita persistência. Os vinhos da Costers del Siurana são importados para o Brasil pela Tanyno, que gentilmente cedeu esta garrafa. Esta cuvée estava disponível a R$ 781 em julho de 2022.
Nome do VinhoClos de L’ObacSafra2010Produtor Clos de L’Obac Costers del SiuranaEnólogoIsidre SanahujesUvas Grenache, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, CarignanSoloArdósia (Llirorella)Graduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaGratallops (Catalunya)DenominaçãoPriorat DOCaPaísEspanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilTanyno
O post Clos de L’Obac 2010, Clos de L’Obac Costers del Siurana apareceu primeiro em Wine Fun.