Com cerca de 120 hectares de vinhedos, a Domaine Faiveley é um dos maiores proprietários de terra da Borgonha. Além de vinhos de diversas parcelas em vinhedos regionais e village, são elaborados também 25 Premiers Crus e 12 Grands Crus, o que a coloca como uma das vinícolas mais diversificadas de toda a Borgonha. Se antes o foco era na atividade de négociant, agora a maior atenção é nos vinhedos próprios.
O vinho mais simbólico da Faiveley é o Clos des Cortons Faiveley Monopole Grand Cru. O Clos des Cortons foi adquirido como monopole em 1874 e, como parte da negociação, este climat acabou sendo referido daí em diante como Clos des Cortons Faiveley. Isso o faz, juntamente com o La Romanée-Conti, o único vinhedo Grand Cru da Côte d’Or que carrega também o nome de seu proprietário.
Este vinho foi elaborado a partir de uvas de cultivo sustentável desta parcela de 2,77 hectares, com boa proporção de vinhas velhas (algumas plantadas em 1932). Após colheita manual iniciada em 28 de agosto (a Faiveley é conhecida por colher antes), a maior parte das uvas foi desengaçada e passou por fermentação por 19 dias com leveduras indígenas, com uso de pigéage. O vinho passou por 16 meses em barricas de carvalho de tosta moderada, 50% das quais novas.
Degustando
Pense em um Grand Cru clássico da Borgonha, combinando estrutura, elegância e profundidade. No visual, mostrou coloração rubi brilhante de concentração média, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas e negras (cereja negra em destaque), acompanhados por notas especiadas, leve mentolado e um discreta presença de madeira.
Na boca, um vinho de alta acidez, taninos ainda presentes, porém macios e elegantes, com corpo médio. Apesar de ainda jovem e com grande poder de evolução, um Pinot Noir fino e elegante, com boa estrutura e profundidade. Talvez não tão amplo como outros Grands Crus da Côte d’Or, teve a delicadeza como marca registrada, algo que caracteriza os vinhos da Faiveley desde que Erwan Faiveley assumiu as rédeas da vinícola em 2005. Esta cuvée espetacular chega ao Brasil pela Mistral e uma outra safra podia ser encontrada no site da importadora, na faixa de R$ 2.700 em novembro de 2022.
Nome do VinhoClos des Cortons Faiveley Monopole Grand Cru Safra2018Produtor Domaine FaiveleyEnólogoJérôme FlousUvaPinot NoirSoloArgilo–CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaNuits-Saint-Georges (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoCorton Grand Cru PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilMistral
O post Clos des Cortons Faiveley Monopole Grand Cru 2018, Domaine Faiveley apareceu primeiro em Wine Fun.