Com cerca de 5 hectares de vinhedos (60% Pinot Noir e 40% Chardonnay) ao redor de Verzy, os Corbeuax vêm elaborando Champagnes com rótulo próprio desde 1963. Foi Alban Corbeaux, da quarta geração da vinícola, que decidiu, a partir de 2016, cultivar suas videiras de forma orgânica, com o objetivo de buscar certificação.
O Copain Chardonnay V17 foi elaborado a partir de duas parcelas de vinhas velhas localizadas em torno do vilarejo Grand Cru de Verzy: Les Epinettes (videiras de 55 anos) e Les Alouettes (cerca de 49 anos). As videiras são cultivadas de acordo com os princípios da agricultura orgânica, com uso de algumas práticas biodinâmicas. O vinho base foi fermentado com leveduras indígenas, 50% em tanques de inox e o restante em barricas. O dégorgement foi feito em fevereiro de 2021, com dosage de 2,2 gramas por litro.
Degustando
Um Champagne elegante e de muita estrutura, que evidencia a qualidade dos vinhedos deste vilarejo da Montaigne de Reims elevado a Grand Cru em 1985. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com o olfativo marcado por aromas de frutas brancas e cítricas, acompanhados por notas discretas de brioche e perlage leve.
Na boca, um Blanc de Blancs de alta acidez, corpo médio e mousse longa e presente. Se mostrou com boa estrutura e profundidade, com equilíbrio, frescor e longa persistência. Os Champagnes de Pierre Deville não são importados para o Brasil e esta cuvée, com produção de cerca de 1.300 garrafas, é vendida na Europa na faixa de € 55.
Nome do VinhoCopin ChardonnaySafra2017Produtor Champagne Pierre DevilleEnólogoAlban CorbeauxUvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica12%RegiãoVerzy (Marne)DenominaçãoChampagnePaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportadorNão é importado
O post Copin Chardonnay, Champagne Pierre Deville apareceu primeiro em Wine Fun.