Côte de Beaune La Grande Châtelaine 2019, Domaine Chantal Lescure

A denominação Côte de Beaune é uma das mais peculiares da Borgonha. Ao contrário do que o nome poderia indicar (pensar nas sub-regiões de Côte de Beaune ou Côte de Nuits lembra algo mais amplo, com diversos vilarejos), ela é bem específica. Esta denominação de origem inclui somente vinhedos que ficam na parte mais alta da colina a oeste da cidade de Beaune, em torno da Montagne de Beaune. Dentre seus climats, La Grande Châtelaine é um dos destaques. Por conta de sua orientação e altitude, é um vinhedo mais frio, adequado para vinhos brancos.

O Côte de Beaune La Grande Châtelaine 2019 foi elaborado a partir de uma parcela de 1,19 hectare de vinhas velhas (plantadas há cerca de 40 anos) e certificadas orgânicas. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram selecionadas e passaram por prensagem pneumática e longa fermentação (quatro a oito meses), com uso exclusivo de leveduras indígenas, em barricas de 228 litros. O vinho foi mantido com suas lias em barricas (boa parte usadas) por 12 a 15 meses, sendo engarrafado com leve adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho muito vertical e fácil de beber, que agradou pelo seu frescor e vivacidade. No visual, mostrou coloração amarelo clara e leve turbidez, com o olfativo marcado por aromas minerais (massa de vidro) e cítricos, acompanhados por notas de pera, maçã branca, com leve toque de volátil e madeira.

No palato, um Chardonnay de alta acidez, corpo médio e muito fresco. Se mostrou direto, vertical e com boa textura, um vinho não tão profundo, mas agradável e longo, com notas cítricas e picantes também na boca. Os vinhos da Chantal Lescure são trazidos para o Brasil pela Tanyno, mas esta cuvée já estava esgotada em novembro de 2022.

Nome do VinhoCôte de Beaune La Grande Châtelaine Safra2019Produtor Domaine Chantal LescureEnólogoFrançois ChaveriatUvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaNuits-Saint-Georges (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoCôte de BeaunePaísFrançaAgriculturaOrgânica CertificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilTanyno

O post Côte de Beaune La Grande Châtelaine 2019, Domaine Chantal Lescure apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *