Coulée de Serrant é tanto o nome do vinho de maior prestígio elaborado por Nicolas Joly e sua filha Virginie, como também uma denominação de origem, aprovada em 2015. Antes parte da denominação de origem Savenniéres, conta com apenas sete hectares de vinhedos (divididos em três parcelas) e somente um proprietário, que elabora o vinho de mesmo nome a partir destes vinhedos. Assim, é uma das poucas apelações monopole da França, a única, juntamente com Château-Grillet AOC, fora da Borgonha.
O Coulée de Serrant 2005 foi elaborado a partir de vinhas velhas (idade média entre 35 e 40 anos) provenientes do vinhedo de mesmo nome, cultivado desde 1984 de acordo com os conceitos da agricultura biodinâmica. As uvas foram colhidas manualmente em ponto pleno de maturação (algumas já apresentando sinais de botrytis) e, após prensagem, passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em barris de carvalho de 500 litros. O vinho, que passou por maloláctica parcial, foi mantido nestes recipientes (não mais do que 5% novos) por sete meses até antes do engarrafamento, quando recebeu leve colagem e discreta adição de sulfitos.
Degustando
A safra de 2005 foi considerada como excelente no Loire, com um verão quente e que favoreceu o amadurecimento das uvas, ainda mais nas videiras plantadas em solos de xisto, como neste caso. E esta condição se refletiu neste vinho, que, nesta safra, apresentou graduação alcóolica de 15% e mostrou claramente características que remetem a uvas sobre maturadas. No visual, apresentou coloração amarelo escura, com um olfativo intenso e complexo. Destaque para os aromas de frutas tropicais, flores secas, brioche, feno, própolis e mel, acompanhados por notas de ginseng, avelã e leve oxidativo.
Na boca, um Chenin Blanc de alta acidez, corpo médio a alto e muita textura. Se mostrou um vinho denso, untuoso e concentrado, com muito extrato e profundidade incrível, com múltiplas camadas. Intenso e muito longo, trouxe muita presença de fruta brancas doces e mel também no palato, conservando uma boa espinha dorsal de acidez. Não é, porém, um vinho que agrada a todos os paladares e já se mostrou pronto para consumo, embora tenha potencial para mais algumas décadas em garrafa. Os vinhos de Nicolas Joly são trazidos para o Brasil pela Clarets, porém esta cuvée já estava esgotada em março de 2023. Na Europa, safras mais recentes são vendidas na faixa de € 100.
Nome do VinhoCoulée de SerrantSafra2005Produtor Nicolas JolyVinhateirosNicolas Joly, Virginie Joly UvaChenin BlancSoloXistoGraduação Alcoólica15%Sede da VinícolaSavennières (Maine-et-Loire)DenominaçãoCoulée de Serrant AOCPaísFrançaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilClarets
O post Coulée de Serrant 2005, Nicolas Joly apareceu primeiro em Wine Fun.