Originário e um dos nomes icônicos do Jura, Jean-François Ganevat trabalhou por muito tempo na Borgonha (mais especificamente em Chassagne-Montrachet) e é um dos responsáveis por uma pequena revolução na sua região de origem. Vinificando boa parte de suas cuvées em um estilo muito mais borgonhês, seu principal foco fica em vinhos elaborados a partir de uvas desta região, como Chardonnay e Pinot Noir. No entanto, isso não significa que tenha abandonada as variedades tradicionais do Jura.
A Cuvée de l’Enfant Terrible 2018 é um dos vinhos mais tradicionais de Ganevat, elaborado a partir de vinhas velhas (plantadas em 1959) de baixo rendimento (cerca de 10 hectolitros por hectare) e cultivo orgânico e biodinâmico certificado. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas e o vinho passou 12 meses em barris troncônicos de grande porte, sendo engarrafado sem adição de sulfitos, colagem ou filtração.
Degustando
Boa parte das cuvées elaboradas por Ganevat podem ser chamadas de glou-glou, refletindo seu estilo de vinhos frescos, deliciosos e fáceis de beber. E talvez nenhuma mereça mais este rótulo do que a Cuvée de l’Enfant Terrible. No visual, mostrou coloração rubi brilhante de baixa concentração, com o olfativo marcado por aromas de cranberry, acompanhados por notas de canela e outras especiarias.
Na boca, um Poulsard de alta acidez, corpo médio a baixo e taninos leves e integrados. Um vinho leve e picante, quase etéreo, com presença destacada de fruta vermelha azedinha e especiarias também no palato. Fácil de beber e fresco, não deixou de mostrar, porém, boa amplitude e equilíbrio. Os vinhos de Ganevat não são importados para o Brasil, na Europa esta cuvée pode ser encontrada na faixa de € 90.
Nome do VinhoCuvée de l’Enfant TerribleSafra2018Produtor Domaine GanevatVinhateirosJean-François GanevatUvaPoulsardSoloArgilo-Calcário (Marnes grises et blanches)Graduação Alcoólica13%Sede da vinícolaRotalier (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoCôtes du JuraPaísFrançaAgriculturaOrgânica e BiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado
O post Cuvée de l’Enfant Terrible 2018, Domaine Ganevat apareceu primeiro em Wine Fun.