Echezeaux du Dessus Grand Cru 2013, Jayer-Gilles (Domaine Hoffmann-Jayer)

A Domaine Jayer-Gilles é uma vinícola sediada em Magny-les-Villers na Côte d’Or, entre as denominações de origem Bourgogne Hautes Côtes de Nuits e Bourgogne Hautes Côtes de Beaune. Foi comandada até 2017 por Gilles Jayer (neto de Henry Jayer), que, porém, já adoecido e sem herdeiros interessados em seguir com o negócio, decidiu vender a vinícola para o suíco André Hoffman. Assim, nascia a Domaine Hoffmann-Jayer, nome adotado desde 2018.

No total, são cerca de 10 hectares de vinhedos, com uma concentração maior nas denominações Hautes-Côtes e Côte de Nuits Village, que, combinadas, têm cerca de 90% do total de vinhedos próprios. Do hectare restante, chama a atenção uma parcela de 0,53 hectare, situada no climat Echezaux Grand Cru, mais especificamente no lieu-dit Echezaux du Dessus. Adjacente aos vinhedos da Domaine de la Romanée Conti no lieu-dit Les Poulaillères, fica entre as melhores parcelas de Echezeaux.

Fonte: Winehog.org

O Echezeau du Dessus 2013 foi elaborado a partir desta parcela, cultivada de acordo com os princípios da agricultura orgânica, porém sem certificação. Nesta parcela de orientação leste, situada a cerca de 230 metros de altitude, predominam vinhas velhas, com idade média de 55 anos. Na vinificação, após colheita manual, entre 30% e 40% das uvas foram mantidas com cachos inteiros, para fermentação com leveduras indígenas entre 20 e 25 dias. O vinho foi armazenado em barris de carvalho novo por 18 a 24 meses e foi engarrafado sem colagem ou filtragem e leve adição de sulfitos.

Degustando

De um lado, o pedigree: uvas provenientes de algumas das melhores parcelas de um Grand Cru da Borgonha. De outro, dois fatores a considerar: a Jayer-Gilles sempre foi conhecida pelo uso mais intenso de carvalho e o fato de 2013 ter sido uma safra complicada na Côte d’Or. O resultado: um vinho que surpreendeu pela elegância e finesse, com uma presença de carvalho na medida. No visual, mostrou coloração rubi de baixa concentração, com o olfativo dominado por aromas florais (violeta e peônia), acompanhados por frutas vermelhas e notas de ervas verdes e couro.

Na boca, um Pinot Noir de alta acidez, taninos finos e elegantes e corpo médio, porém com muita profundidade. Abriu com maior intensidade, mas foi ganhando mais equilíbrio e elegância após algum tempo, um vinho fresco, delicado, com muita fruta fresca no palato e diversas camadas, chamando a atenção pela textura sedosa. Uma excelente surpresa, considerando as condições de sua safra. Este vinho chegou a ser importado para o Brasil no passado, atualmente pode ser encontrado, para safras mais recentes, na Europa em uma faixa de € 250 a 300.

Nome do VinhoEchezeaux du Dessus Grand CruClassificaçãoGrand CruSafra2013Produtor Jayer-Gilles (Domaine Hoffmann-Jayer)EnólogoGilles JayerUvaPinot NoirSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaMagny-les-Villers (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoEchezeaux Grand CruPaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Echezeaux du Dessus Grand Cru 2013, Jayer-Gilles (Domaine Hoffmann-Jayer) apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *