El Bandito Cortez 2021, Testalonga

Craig Hawkings, criador da Testalonga juntamente com sua esposa Carla, é adepto da vinificação parcelaria. Ao invés de elaborar blends com uvas de diversos vinhedos, algo muito comum na sua África do Sul natal, ele prefere elaborar cuvées distintas, mesmo que de pequena produção, a partir de vinhedos diferentes. E, dentre todos os seus vinhos, talvez o mais representativo seja El Bandito Cortez.

El Bandito Cortez 2021 foi elaborado a partir de uvas de cultivo orgânico não certificado, provenientes de vinhas velhas (plantadas em 1972 em solos de granito decomposto), cultivadas como bush vines em uma encosta de face norte. O próprio Craig considera este vinhedo especial, pois, além de ser cultivado de forma orgânica desde 2001, traz um nível de tensão a esta cuvée acima do que se vê em outros de seus vinhos.

Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram prensadas com cachos inteiros e passaram por fermentação, usando exclusivamente leveduras indígenas, em recipientes distintos. Foram usados quatro foudres de 500 litros de carvalho usado francês e um tanque de aço inox de 1.500 litros, onde o vinho ficou seis meses. Após este período foi feito o blend, com o vinho retornando para os mesmos recipientes. O vinho não passou por colagem e foi engarrafado após leve filtração e discreta adição de sulfitos.

Degustando

Este é um vinho que todo apreciador de Chenin Blanc e de vinhos de alta qualidade, em geral, deve ter na adega. O talento do vinhateiro e as condições diferenciadas de terroir ficam evidentes a cada safra, com resultados muito acima da média. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com um olfativo marcado por aromas de frutas de caroço e cítricos, acompanhados por notas de flores secas e maresia.

Na boca, um Chenin Blanc de muita tensão e verticalidade, com alta acidez e corpo médio. Na comparação com o Lords of the Dogtown da mesma safra, mostrou a mesma qualidade de textura, porém mais tensão e frescor, sem abrir mão da complexidade, um vinho mais leve e menos amplo. Deve ganhar mais camadas em alguns anos, mas já está pronto para consumo. Os vinhos da Testalonga são trazidos para o Brasil pela Wines4U e esta cuvée já estava indisponível no site da importadora em maio de 2023, onde era oferecida anteriormente a R$ 415.

Nome do VinhoEl Bandito CortezSafra2021 Produtor Testalonga EnólogoCraig Hawkins Uva Chenin BlancSoloGranito decompostoGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaEendekuil (Western Cape)DenominaçãoSwartlandPaísÁfrica do SulAgriculturaOrgânicoVinificaçãoNaturalImportador no BrasilWines4U

O post El Bandito Cortez 2021, Testalonga apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *