Grattamacco 2002, Collemassari

Podere Grattamacco é a segunda propriedade mais antiga dedicada à elaboração de Supertoscanos em Bolgheri (precedida apenas pela Tenuta San Guido, que comercializa o Sassicaia desde 1968). Foi fundada em 1977 por Piermario Meletti Cavallari, e, em 2002, passou a ser controlada pela Collemassari, também proprietária da Poggio di Sotto, San Giorgio e Castello Collemassare.

O Grattamacco 2002 é um corte de 65% Cabernet Sauvignon, 20% Merlot e 15% Sangiovese, com uvas de cultivo sustentável (atualmente orgânico), provenientes de vinhedos na região em torno de Castagneto Carducci. Na vinificação, após colheita manual, a fermentação ocorreu em tonéis de madeira abertos, com uso regular de pigéage. Após fermentação malolática, o vinho passou 18 meses barricas de carvalho francês, seguido por mais 12 meses em garrafa.

Degustando

Um Supertoscano que surpreendeu pela vivacidade, profundidade e qualidade de fruta, mesmo vinte anos após sua safra. No visual, mostrou coloração rubi-granada com leve evolução e alta concentração, com o olfativo dominado por aromas terciários, como alcatrão, couro e balsâmico, acompanhados por notas de frutas vermelhas e negras maduras.

Na boca, um vinho de alta acidez, taninos granulosos bem presentes e corpo médio. Se o nariz mostrou maior peso para componentes terciários, o palato trouxe muita fruta e profundidade. Uma agradável surpresa, que fechou com notas sanguíneas e terciárias no retrogosto. Importado no passado pela Vinci, atualmente chega ao Brasil pelas mãos da Italy Import; uma safra mais recente desta cuvée estava disponível no site da importadora a R$ 1.250 em outubro de 2022.

Nome do VinhoGrattamacco Safra2002Produtor Podere Grattamacco, CollemassariEnólogoMaurizio CastelliUvasCabernet Sauvignon, Merlot, SangioveseSoloAreno-calcário Graduação Alcoólica13%Sede da vinícolaCastagneto Carducci (Toscana)DenominaçãoBolgheriPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilItaly Import

O post Grattamacco 2002, Collemassari apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *