História do vinho: conheça as mais antigas vinícolas do mundo

A vinicultura tem uma tradição de mais de 8.000 anos, mas o conceito de vinícola é muito mais recente. No passado, o cultivo de uvas e elaboração de vinho eram apenas duas das múltiplas atividades desenvolvidas nas fazendas, na grande maioria das vezes, trabalhando em regime de policultura. Mas a produção de vinhos ganhou novos rumos a partir da Idade Média.

A combinação entre nobreza e clero, em especial a atuação das ordens monásticas, foi um passo decisivo para que a produção de vinhos atingisse um novo patamar. O cultivo de uvas e vinificação não ocupavam 100% das atividades, mas eram o principal foco das primeiras vinícolas do mundo, boa parte das quais intrinsicamente associadas aos monastérios.

A primeira vinícola documentada

Em 862, o rei Lothar II, membro da dinastia Carolíngia, doou parte de suas terras e as instalações de Staffelter Hof, às margens do rio Mosel, para um ramo da ordem beneditina. A documentação que registrou esta transferência evidencia que a produção de vinho era uma de suas atividades principais.

Por conta destes registros, Staffelter Hof é considerada atualmente a mais antiga vinícola do mundo ainda em operação. Ficou nas mãos dos beneditinos até 1805 e desde então segue de posse da família Schneider/Klein. São mais de 1.160 safras com foco na produção de vinho desta vinícola, que hoje tem na Riesling de cultivo orgânico o seu foco principal.

As mais antigas vinícolas

Partindo da Staffelter Hof, a publicação World Atlas listou as 15 vinícolas mais antigas do mundo. Esta lista, vale lembrar, não se refere aos vinhedos, mas sim às instalações ou vinícolas onde vinho vem sendo produzido de forma basicamente ininterrupta. Além de diversas vinícolas com origem em monastérios, destaque também para o papel da nobreza, sobretudo da Itália.

PosiçãoVinícolaPaísAno de criação1Staffelter HofAlemanha8622Château de GoulaineFrança10003Schloss JohanisbergAlemanha11004Barone RicasoliItália11415AntinoriItália11806Schloss VollradsAlemanha12117FrescobaldiItália13088KarthäuserhofAlemanha13359Can BonastreEspanha154810CodorníuEspanha155111FonjallazSuíça155212Dopff-Au-MoulinFrança157413Casa MaderoMéxico159714Boschendal WineryÁfrica do Sul168815RustenbergÁfrica do Sul1682

Fontes: World Atlas; Staffelder Hof

Imagem: Château de Goulaine

O post História do vinho: conheça as mais antigas vinícolas do mundo apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *