Apesar de ser um produtor de grande porte, com mais de 90 hectares de videiras próprias, a Robert Weil elabora poucos vinhos a partir de vinhedos específicos. A grande maioria da produção é composta por vinhos elaborados a partir de diversas parcelas, classificados como Gutswein (regionais) e Ortswein (com uvas de apenas um vilarejo). Porém, há espaço para três vinhedos de classificação superior, sendo dois Erste Lage (Turmberg e Klosterberg) e um Grosse Lage (Gräfenberg).
O Kiedrich Klosterberg Riesling Trocken 2017 foi elaborado a partir de vinhas velhas (cerca de 50 anos de idade) de cultivo sustentável, provenientes do vinhedo de mesmo nome. Dentre os dois vinhedos classificados como Erste Lage com parcelas cultivadas pela Robert Weil, este é considerado aquele que dá origem a vinhos mais ricos e opulentos. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com estrito controle de temperatura em tanques de inox, onde o vinho ficou por cerca de cinco meses com suas lias.
Degustando
Um vinho que combinou ótima tensão e boa estrutura. Vale lembrar que 2017 foi uma safra errática, com perdas substanciais por conta de fortes geadas. No visual, mostrou coloração amarelo palha com halo verdeal, enquanto o olfativo trouxe destaque para aromas cítricos, de frutas brancas (pera) e notas de pedra molhada.
Na boca, um Riesling de alta acidez e de muita tensão, se mostrou vertical, mas com boa textura e profundidade. Mais direto e leve do que outras safras que já havia provado anteriormente, foi uma agradável surpresa, sem a “gordurinha” extra que é característica deste vinhedo. Os vinhos da Robert Weil são trazidos para o Brasil pela Mistral, e esta cuvée específica estava disponível no site da importadora na faixa de R$ 480 em abril de 2023.
Nome do VinhoKiedrich Klosterberg Riesling TrockenSafra2017Produtor Robert WeilEnólogosChristian Engel, Fabian KretschmerUvaRieslingSoloArdósiaGraduação Alcoólica13%Acidez7,8 g/lAçúcar Residual6,3 g/lSede da VinícolaKiedrich (Hesse)DenominaçãoRheingauPaísAlemanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilMistral
O post Kiedrich Klosterberg Riesling Trocken 2017, Robert Weil apareceu primeiro em Wine Fun.