La Soif du Mal Rouge 2021, Les Foulards Rouges

Jean-François Nicq atingiu, com méritos, uma posição de destaque entre os melhores e mais consistentes produtores franceses de vinhos naturais. Nasceu no norte da França e fez sua carreira na vinicultura em contato com diversos produtores de baixa intervenção, entre eles Thierry Puzelat e Eric Pfifferling, da Domaine L’Anglore, antes de estabelecer seu negócio próprio. Isso ocorreu em 2002, quando adquiriu 9 hectares em Montesquieu-des-Albères, aos pés dos Pireneus e perto da fronteira com a Espanha, criando a Foulards Rouges.

Como boa parte de suas cuvées, neste caso o vinho homenageia um filme: A Marca da Maldade, clássico de 1958 dirigido por Orson Wells. Na safra 2021, o La Soif du Mal Rouge foi um monovarietal de Grenache, provienentes de diversos vinhedos locais. As uvas, de cultivo orgânico e com uso de técnicas biodinâmicas, foram colhidas a mão e vinificadas com cachos inteiros e maceração carbônica por 15 dias a baixas temperaturas, somente com leveduras indígenas. O vinho passou por seis meses em tanques de inox e não recebeu colagem, filtração ou adição de sulfitos antes do engarrafamento.

Degustando

Um vinho cheio de energia e vivacidade, combinando verticalidade, estrutura e fruta de alta qualidade. No visual, mostrou coloração púrpura com baixa concentração, com o olfativo marcado por aromas exuberantes de frutas vermelhas (cereja, framboesa e mirtilos), acompanhados por notas florais e de especiarias (pimenta rosa).

Na boca, um corte de boa acidez, corpo médio e taninos redondos. Trouxe uma presença de fruta azedinha, que explodiu na boca, acompanhada por notas de especiarias também no palato. Um vinho equilibrado, fácil de beber, com tensão e boa amplitude. Mais uma prova de que vinhateiros altamente capacitados são capazes de elaborar vinhos impecáveis mesmo sem o uso de sulfitos ou outros aditivos. Algumas das cuvées da Foulards Rouges são importadas para o Brasil pela Emporium Nostrum/ Irma Ferreira e este vinho, provado em um evento organizado pela importadora, estava disponível a R$ 460,60 em março de 2023.

Nome do VinhoLa Soif du Mal Rouge Safra2021Produtor Les Foulards Rouges VinhateiroJean-François NicqUvasGrenache, Mourvèdre SoloGranito decompostoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaMontesquieu-des-Albères (Pyrénées-Orientales)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânica e BiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilEmporium Nostrum/ Irma Ferreira

O post La Soif du Mal Rouge 2021, Les Foulards Rouges apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *