Um novo nome vem ganhando atenção no Jura pela qualidade de seus vinhos. Originário da região, Nicolas Jacob lançou seus primeiros vinhos em 2017, referentes à safra 2015. Após ter trabalhado com Jean Macle, Jacob ganhou vasta experiência como uma espécie de braço direito de Jean François Ganevat. Não é uma surpresa que seus vinhos apresentem um estilo similar, com muita profundidade e precisão.
O Les Chazaux 2019 foi elaborado a partir do vinhedo de mesmo nome, com presença de vinhas velhas (plantadas em 1985, 1989 e 1992). O vinhedo é cultivado de forma orgânica e com uso de princípios biodinâmicos nos solos de marga na comuna de Augea, no sul do Jura. Após colheita manual, as uvas (100% desengaçadas) passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em demi-muids, onde permanecerem por 11 meses. Não houve uso de qualquer aditivo (nem mesmo sulfitos) e o vinho foi engarrafado sem filtração ou colagem.
Degustando
Um Poulsard elegante, com ótima profundidade e destacada qualidade de fruta. No visual, mostrou a típica coloração desta variedade, com reflexos granada e baixa concentração, com o olfativo marcado por aromas intensos de morango, framboesa, com notas especiadas e leve toque de ervas verdes.
Na boca, um vinho de alta acidez, tanino fino e corpo médio. Chamou a atenção pela profundidade e presença de frutas vermelhas muito puras, harmonizadas em uma boa estrutura. Um Poulsard direto, levemente picante, vibrante e de textura sedosa, fácil de beber, mas sem abrir mão da complexidade. Os vinhos de Nicolas Jacob ainda não são importados para o Brasil e esta cuvée é vendida na Europa na faixa de € 42.
Nome do VinhoPoulsard Safra2020Produtor Nicolas JacobVinhateiroNicolas JacobUvaPoulsardSoloMarga (Calcário)Graduação Alcoólica12,5%Sede da vinícolaCesancey (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoCôtes du JuraPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado
O post Les Chazaux Poulsard 2020, Nicolas Jacob apareceu primeiro em Wine Fun.