Espírito borgonhês na Champagne? Aurélien Gerbais estudou em Beaune, não em Reims, e tem seus principais mentores no que diz respeito à vinicultura na Borgonha. Além disso, a região de Aube, onde fica a Pierre Gerbais, está próxima da Borgonha. Aurélien ressalta estes aspectos: “Aube está no meio do caminho entre Reims e Beaune, leva o mesmo tempo para ir à escola em Avize ou em Beaune. E sempre houve aquela luta entre o norte e o sul em Champagne”.
O L’Osmose Extra Brut foi elaborado a partir de duas parcelas de Chardonnay: uma voltada para o sul, que traz riqueza e estrutura, e outra voltada para o norte, aportando frescor. São vinhas velhas (cerca de 50 anos) cultivadas de acordo com diversos princípios da agricultura orgânica e certificação sustentável pela Ampelos desde 1996. As uvas foram fermentadas em tanques de inox e o vinho passou por envelhecimento sur lattes de 30 meses, com dosage de 3 a 4 gramas por litro.
Degustando
Um Champagne elegante e de boa estrutura, que já se mostra plenamente pronto para consumo, refletindo seu engarrafamento em junho de 2013. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com o olfativo marcado por aromas tostados e de pão, com notas mais discretas de frutas amarelas e perlage leve.
Na boca, um Blanc de Blancs de boa acidez, corpo médio e mousse elegante. O maior tempo em garrafa ficou evidente, se mostrando um vinho mais maduro, porém equilibrado, com boa amplitude e persistência longa. Os Champagnes de Pierre Gerbais são trazidos para o Brasil pela Anima Vinum e esta cuvée estava disponível na importadora a R$ 598 em novembro de 2022.
Nome do VinhoL’OsmoseSafraNVProdutor Champagne Pierre GerbaisEnólogoAurélien GerbaisUvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica12,3%RegiãoCelles-sur-Ource (Aube)DenominaçãoChampagnePaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportadorAnima Vinum
O post L’Osmose, Champagne Pierre Gerbais apareceu primeiro em Wine Fun.