Matassa Blanc 2008, Domaine Matassa

Nascido na Nova Zelândia, Tom Lubbe foi criado na África do Sul, porém foi na França que encontrou seu lugar ao sol. No final dos anos 1990 ele viajou da África do Sul para um estágio de três meses na tradicional Domaine Gauby, em Calce, no Roussillon. Se o objetivo inicial era conhecer algumas uvas do Mediterrâneo com Gérard Gauby, ele foi muito além. Desde então, se estabeleceu em Calve, criou a Domaine Matassa e se casou com a irmã de Gérard, Nathalie.  

Ao contrário de muitos produtores cujas cuvées principais recebem o nome de vinhedos, na Domaine Matassa ocorre o inverso. O Matassa Blanc é o melhor vinho branco da vinícola, um passo além de cuvées como Marguerite ou Alexandria. Em 2008, foi um corte de 70% Grenache Gris e 30% Macabeu, elaborado a partir de vinhas velhas (mais de 80 anos) cultivadas de forma orgânica, com uso de técnicas biodinâmicas. Na vinificação, após colheita manual e maceração de duas semanas no caso da Macabeu, as uvas foram fermentadas com leveduras indígenas em foudres de 2.100 litros. O vinho foi mantido nestes recipientes por 18 meses com suas lias, e foi engarrafado sem adição de sulfitos.

Degustando

Os vinhos da Domaine Matassa algumas vezes mostram inconsistências, resultado da vinificação de baixíssima intervenção de Tom Lubbe. Este Matassa Blanc 2008, porém, ficou entre os melhores que já provei deste produtor. No visual, mostrou coloração amarelo ouro velho, com um olfativo rico e complexo. Destaque para os aromas de nêsperas maduras e ervas verdes, acompanhados por notas de talco e maresia, além de um leve toque de acidez volátil (longe de ser um defeito aqui, pela baixa intensidade) e de amêndoa.

Na boca, um corte de alta acidez, corpo médio a alto e muita textura. Um vinho completo, que conseguiu combinar muita tensão e uma personalidade direta, vertical e com muita salinidade, com uma excelente estrutura, mostrando profundidade e muita persistência. Equilíbrio perfeito entre frescor e amplitude no palato, um vinhaço. Os vinhos da Domaine Matassa não são importados para o Brasil, mas esta cuvée pode ser encontrada na Europa na faixa de € 35.

Nome do VinhoMatassa BlancSafra2008Produtor Domaine MatassaEnólogaTom LubbeUvasGrenache Gris, MacabeuSoloXistoGraduação Alcoólica13%RegiãoCalce (Pyrénées-Orientales)DenominaçãoVin de Pays des Côtes CatalanesPaísFrançaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado

O post Matassa Blanc 2008, Domaine Matassa apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *