Matris 2018, Domaine de L’Ecu

Uma das pioneiras do cultivo biodinâmico no Pays Nantais, ainda sob o controle de Guy Bossard, a Domaine de L’Ecu passou por uma importante transformação a partir de 2009. A chegada de Fred Niger, que assumiu controle em 2012, expandiu os horizontes deste tradicional produtor. Além dos Muscadet Sèvre et Maine, elaborados  partir da Melon de Bourgogne e que deram fama à vinícola, outras variedades foram plantadas. Uma das novidades foi uma das uvas símbolo do vale do Loire, a Chenin Blanc.

O Matris 2018 foi elaborado a partir de videiras do vinhedo Pascaline, plantado em 2014 em solos de orthogneiss (uma rocha metamórfica derivada do granito), com cultivo biodinâmico (certificado Demeter desde 1998). Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação usando exclusivamente leveduras indígenas, sem débourbage. O vinho ficou por doze meses em ânforas de 400 litros e foi engarrafado sem colagem, filtração ou adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho paradoxal, combinando a acidez cortante da Chenin Blanc com os sabores e textura diferenciada trazidos pelo terroir do Pays Nantais e pelo tempo de permanência em ânforas. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com um olfativo intenso e complexo. Destaque para aromas florais intensos (flores amarelas), pêssego e marmelo, acompanhados por notas terroras e de ervas secas.

Na boca, um Chenin Blanc de alta acidez, corpo médio a alto e muita textura, quase tânico. Trouxe fruta adocicada na boca, porém combinada com salinidade, outro paradoxo. Um vinho de muita tensão, acompanhada por untuosidade, se mostrando amplo e profundo, com retrogosto com notas de caramelo salgado. Diversas cuvées da Domaine de L’Ecu chegaram ao Brasil pela VinhoMix, porém este vinho, oferecido a R$ 460, já estava esgotado na importadora em setembro de 2023.

Nome do VinhoMatrisSafra2018Produtor Domaine de L’ÉcuEnólogosFred NigerUvaChenin BlancSoloOrthogneissGraduação Alcoólica14%Sede da vinícolaLe Landreau (Loire-Atlantique)PaísFrançaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilVinho Mix

O post Matris 2018, Domaine de L’Ecu apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *