Meursault Rouge 2017, Domaine Coche-Dury

A Domaine Coche-Dury atingiu um status que poucas outras vinícolas da Borgonha alcançaram. Seus vinhos brancos ficam entre os mais disputados do mundo, tanto por conta de sua pequena produção (considerando todos os seus vinhos são pouco mais de 50 mil garrafas ao ano) como pela enorme demanda, refletindo seu altíssimo padrão de qualidade. São pouco menos de nove hectares de vinhedos em minúsculas parcelas distribuídas em seis vilarejos: Meursault, Puligny-Montrachet, Auxey-Duresses, Monthelie e Volnay.

O que menos gente sabe é que a Coche-Dury elabora também vinhos tintos, a partir de pouco menos de dois hectares plantados com Pinot Noir. Deles, o mais raro é o Meursault Rouge, elaborado a partir de uvas de cultivo sustentável, de uma parcela de pouco mais de 0,1 hectare. Na vinificação, a Coche-Dury adota alguns dos princípios básicos dos brancos (sobretudo no envelhecimento), porém com uso de uvas 100% desengaçadas e com colagem usando claras de ovos antes do engarrafamento.

Degustando

Tendo provado anteriormente alguns de seus espetaculares Chardonnay, a expectativa era alta. Porém, seria desonesto descrever algo diferente: seu tinto foi uma grande decepção. Se seu consumo não fosse em um restaurante de grande reputação na Borgonha, possivelmente eu colocaria em dúvida a origem desta garrafa. No olfativo, mostrou aromas de frutas vermelhas compotadas, com notas de figo, borracha e madeira, além de um toque verdeal.

Na boca, um Pinot Noir de alta acidez, com corpo médio a baixo e tanino presente. Há quem garanta que também seus tintos objetivam consumo mais à frente, mas diria que isso dificilmente seria o caso para esta garrafa. Um vinho diluído, onde faltou amplitude e profundidade. Certamente um produtor a ser revisitado também para seus vinhos tintos (neste caso para matar a curiosidade em relação a esta garrafa). Os vinhos da Coche Dury não chegam ao Brasil e esta cuvée custa cerca de € 400 em lojas online na Europa (felizmente, o custo no restaurante foi muito menor que este).

Nome do VinhoMeursault RougeSafra2017Produtor Domaine Coche-DuryEnólogoRaphaël CocheUvaPinot NoirSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica12,5%RegiãoMeursault (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoMeursaultPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Meursault Rouge 2017, Domaine Coche-Dury apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *