Boa parte dos vinhos elaborados pela Envínate tem origem em uvas provenientes de vinhedos plantados nos solos vulcânicos das Ilhas Canárias, cultivados de forma ancestral (equivalente à agricultura orgânica) por viticultores locais. O foco principal é em variedades autóctones ou com presença de longo prazo neste terroir extremo, com destaque, entre as tintas, para a Listan Negro. Esta variedade, que não deve ser confundida com a Listan Prieto (que foi trazida para as Américas, onde é conhecida como País, Criolla ou Mission) dá origem a vários cortes, mas apenas um monovarietal.
O Migan 2019 é este monovarietal, elaborado a partir das uvas de dois vinhedos distintos. Cerca de 60% das uvas vêm da parcela La Habanera, de maior elevação (600m), com os demais 40% provenientes de vinhas velhas (próximas a 100 anos de idade) em San Antonio, mais baixas na encosta (350m) e com mais argila. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram pisadas a pé e fermentadas separadamente (La Habanera com 100% cachos inteiros, San Antonio com 85% de uvas desengaçadas) em grandes cubas de concreto, com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho foi mantido em barris de carvalho francês antigos de 228 e 600 litros por 11 meses e foi engarrafado sem filtração ou colagem.
Degustando
Um vinho de muita energia e tensão, tendendo mais para um estilo austero, onde a presença de fruta ficou em segundo plano. No visual, mostrou coloração rubi de baixa concentração, com olfativo marcado por aromas de raízes e notas ervas secas, acompanhados por notas leves de fruta vermelha (cereja selvagem e goojeberry) e toque de alcaçuz.
Na boca, um monovarietal de Listan Negro bem austero, com alta acidez, corpo médio e taninos ainda verdes e bem presentes. Um vinho muito linear e longo, sem grande amplitude, mas com muita tensão e leveza, certamente uma amostra da identidade dos vinhedos deste terroir vulcânico. Os vinhos da Envínate são trazidos para o Brasil pela Oinos e uma safra mais recente desta cuvée era oferecida a R$ 440 no segundo semestre de 2022.
Nome do VinhoMiganSafra2019Produtor EnvínateEnólogoRoberto SantanaUvaListan NegroSoloVulcânicoGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaTaganana (Tenerife)PaísEspanhaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilOinos
O post Migan 2019, Envínate apareceu primeiro em Wine Fun.