Morgon Côte du Py 2020, Domaine Mee Godard

Nascida na Coreia do Sul, criada e educada na França, Mee Godard estudou enologia na Universidade de Oregon e obteve, também, o Diplôme National d’Oenologue, em Montpellier. Antes de criar sua própria domaine, ela trabalhou na Borgonha (Maison Chanson, Domaines des Comtes Lafon e Corton André). Mas o passo decisivo de sua carreira veio em 2013, quando Mee adquiriu, junto ao recém-aposentado André Meyran, cinco hectares de vinhas velhas em Morgon. São parcelas em alguns dos melhores vinhedos da região: 1,7 hectare em Côte du Py, 2,1 ha em Corcelette e 1,2 ha em Grand Cras. Posteriormente, ela adquiriu mais parcelas em outras denominação de origem do Beaujolais.   

O Morgon Côte du Py 2020 foi elaborado com uvas de cultivo orgânico não certificado, provenientes de três lieux-dits do famoso vinhedo de solos vulcânicos. São exposições diferentes, com videiras de idade média de 65 anos, plantadas em gobelet. Após colheita manual, cada parcela foi fermentada (maceração de 16 a 20 dias) individualmente, passando por estágio de 11 meses em foudres, barricas e demi-muids, além de três meses em tanques, antes do blend e engarrafamento.  

Degustando

Um Gamay que evidencia a qualidade do terroir de Côte du Py, ainda mais nas mãos de uma das novas estrelas da vinicultura da região. No visual, mostrou coloração rubi de média a alta concentração, com um olfativo intenso, marcado por aromas de cerejas negras, acompanhados por notas de tapenade, chá preto, figo e leve toque de borracha.

Na boca, um Cru de Beaujolais old fashioned de um lado, mas contemporâneio de outro: muita estrutura e profundidade, com boa acidez, corpo médio e taninos presentes. Se mostrou um vinho de ótima complexidade e textura sedosa, seco, mas com muita fruta negra também no palato. Já delicioso e envolvente agora, deve mostrar grande capacidade de evolução. Infelizmente não é importado para o Brasil e na Europa é vendido na faixa de € 30, o que o faz um excepcional custo-benefício.

Nome do VinhoMorgon Côte du PySafra2020 Produtor Domaine Mee Godard EnólogaMee Godard Uvas GamaySoloVulcânicoGraduação Alcoólica13%RegiãoVillié-Morgon (Beaujolais)DenominaçãoMorgonPaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Morgon Côte du Py 2020, Domaine Mee Godard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *