Nebbiolo d’Alba 1967, Marchesi di Barolo

Qual o limite da evolução de um vinho? Confesso que vinhos com mais idade me fascinam e, dentre várias regiões, talvez seja Barolo aquela que mais se destaca quando o assunto é longevidade. Já tive inúmeras experiências com Barolos de mais de 50 anos, a maior parte delas muito positivas. Mas a Nebbiolo do Piemonte não se expressa somente nos Barolos ou Barbarescos.

Desta vez, o foco foi um Nebbiolo d’Alba, da safra 1967. Vale lembrar que, nesta época, logo nos princípios da denominações de origem Barolo, sua área de vinhedos era de apenas 650 hectares. Por conta de diversas expansões ao longo dos anos, hoje ela fica acima de 1.700 hectares. Portanto, caso tivesse sido elaborado hoje, é provável que este vinho fosse engarrafado como Barolo, não como Nebbiolo d’Alba.

Degustando  

O que esperar de um vinho com tanta idade, com uvas provenientes de uma denominação de origem secundária? Uma primeira diferença em relação a tantos Barolos da mesma idade, incluindo do mesmo produtor, foi sua coloração. Tendendo para o granada, mostrou média a alta concentração, contra uma expectativa de um vinho quase translúcido. Já o olfativo cumpriu o roteiro: bastante terciário, abriu com aromas de caixa de charuto, evoluindo para notas de rosa e fumo de corda, com fruta em segundo plano.

Já no palato, um Nebbiolo de alta acidez, corpo médio, e taninos ainda presentes, embora plenamente integrados. Sim, tantos anos de garrafa fizeram a fruta perder protagonismo, o que certamente causaria o desgosto de quem foca em vinhos muito jovens. Mas a elegância ficou, um vinho mais austero, com notas sanguíneas e longa persistência. Decantado e mantido em taça, foi mudando ao longo do tempo, até perder expressão, mais ou menos meia hora depois. Cumpriu dignamente seu papel, adeus Ano Velho!

Nome do VinhoNebbiolo d’AlbaSafra1967Produtor Marchesi di BaroloUvaNebbioloSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaBarolo (Piemonte)DenominaçãoNebbiolo d’AlbaPaísItália

O post Nebbiolo d’Alba 1967, Marchesi di Barolo apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *