Petit Chablis 2019, Vincent Dauvissat

Vincent Dauvissat elabora oito cuvées diferentes de Chardonnay todos os anos, desde o seu vinho considerado de entrada, o Petit Chablis, até seus Grands Crus, com destaque para o Chablis Grand Cru Les Clos. Cultivando seus vinhedos de forma orgânica desde 2002 e com uso de princípios biodinâmicos, atinge um grau de precisão e qualidade invejáveis. São vinhos que precisam de tempo para atingir seu melhor ponto de evolução.

Mesmo degustado muito jovem, o Petit Chablis 2019 evidenciou porque Dauvissat faz parte do seleto grupo dos melhores produtores de Chablis. Foi elaborado a partir de três parcelas de vinhedos situados logo acima do Grand Cru Les Clos, plantados no solo de calcário portlandiano deste platô. Na vinificação, após colheita manual (algo raro em uma região onde 95% das uvas são de colheita mecanizada), as uvas foram fermentadas com leveduras indígenas em tanques de inox, onde ficaram até a primavera seguinte. O vinho foi trasfegado para feuillettes de 132 litros (apenas 10% dos quais novos) onde ficou, com suas lias, por menos de 12 meses sem uso de bâtonnage. Foi engarrafado sem filtração.

Degustando

Muita gente segue repetindo que Petit Chablis só pode ser tomado jovem, o que é uma bobagem para os vinhos de produtor como Dauvissat. Eles ganham muito com o tempo. Mas, neste caso, o “infanticídio” era a opção disponível, pois foi consumido em um restaurante. Apesar da juventude, o vinho chamou a atenção. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com o olfativo marcado por aromas cítricos (laranja kinkan e limão), acompanhado por notas de giz, maresia e frutas brancas.

Na boca, um Chardonnay de alta acidez e corpo médio. Não é um vinho tão amplo, mas sim profundo e com muita textura, tensão e meio de palato equilibrado. Mostrou também notas cítricas na boca, fechando longo e salino. Merecia mais tempo de garrafa, mas, ainda assim, delicioso, vertical e complexo. Alguns dos vinhos de Vincent Dauvissat são importados para o Brasil pela Clarets, mas já estavam esgotados em dezembro de 2022. Na Europa esta cuvée também esgota rapidamente, podendo ser achada no mercado secundário na faixa de € 65.

Nome do VinhoPetit ChablisSafra2019Produtor Vincent DauvissatEnólogoVincent Dauvissat UvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaChablis (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoPetit ChablisPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilClarets

O post Petit Chablis 2019, Vincent Dauvissat apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *