Pirrera 2017, Eduardo Torres Acosta

Dos seis vinhos elaborados atualmente por Eduardo Torres Acosta, certamente Pirrera tem um papel de destaque. Foi uma das duas primeiras cuvées lançadas pelo espanhol em 2014, com uvas provenientes de um vinhedo situado a cerca de 850 metros de altitude, dentro da Contrada Sciaranuova. Este vinhedo de 0,50 hectare, com vinhas velhas de mais de 50 anos plantadas em alberello, foi cuidadosamente recuperado por Torres Acosta, em um trabalho artesanal que desde então vem rendendo frutos.

O Pirrera 2017 é um corte de 90% Nerello Mascalese e 10% outras uvas, como Nerello Cappuccio, Garnacha e as brancas Minnella, Catarratto, Grecanico e Inzolia, todas plantadas na mesma área e cultivadas de forma orgânica. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram parcialmente desengaçadas e co-fermentadas em tanques de cimento, com maceração de duas semanas e uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho foi mantido por 16 meses em tanques e engarrafado sem colagem ou filtração, apenas com leve adição de sulfitos.

Degustando

Em minha opinião, a Contrada Sciaranuova é uma das mais interessantes do Etna, dando origem a vinhos que unem muito bem tensão e estrutura, resultado de seus solos arenosos e sua posição geográfica. Assim, não foi surpresa o patamar de qualidade deste vinho, ainda mais elaborado por um enólogo talentoso como Torres Acosta. No visual, mostrou coloração rubi brilhante de média/alta concentração, com um olfativo intenso, marcado por aromas de frutas vermelhas e notas terrosas, florais e de especiarias.

No palato, um tinto de alta acidez, taninos finos e presentes, com corpo médio. Amplo, longo e equilibrado, trouxe o balanço ideal entre finesse e potência. Um vinho elegante e estruturado, com ótima profundidade e longa persistência, não é toa que é frequentemente incluído na lista dos “imperdíveis” do Etna. Os vinhos de Eduardo Torres Acosta são trazidos ao Brasil pela Cellar e esta cuvée estava disponível no site da importadora a R$ 585 em outubro de 2023.

Nome do VinhoPirreraSafra2017 Produtor Eduardo Torres Acosta EnólogoEduardo Torres Acosta Uvas Nerello Mascalese, outrasSoloVulcânicoGraduação Alcoólica13,8%Sede da VinícolaRandazzo (Sicilia)DenominaçãoTerre Siciliane IGTPaísItáliaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilCellar

O post Pirrera 2017, Eduardo Torres Acosta apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *