Produtores de vinho mais “poderosos” de 2023: quais foram eles?

Falar nos produtores mais poderosos do mundo pode parecer curioso. O que seria poderoso neste contexto? A Liv-ex, uma das maiores plataformas de negociação de vinhos finos do mundo, lançou este conceito, usando diversas variáveis. Entre elas, estão preço dos vinhos, sua valorização no período de análise, além de seus volumes de negociação.

Com base neste conceito, o grupo britânico lança anualmente o seu índice Power 100, listando os 100 produtores que mais chamaram a atenção. E, ao contrário da edição de 2022, inteiramente dominada por produtores franceses, 2023 trouxe várias surpresas. Foi um painel muito mais globalizado, refletindo as condições do mercado de vinhos finos no ano que se encerrou.

Um ranking mais equilibrado

Considerando os dez primeiros colocados em 2022, apenas duas regiões se destacaram: Borgonha, com sete produtores e Champagne, com três. O principal motivo, na época, foi a forte valorização nos preços de vinhos de produtores desta região, dando sequência a uma tendência que ganhou força após o final da pandemia. Em 2023, porém, a narrativa foi inteiramente diferente.

A queda no preço dos vinhos finos em 2023, concentrada sobretudo em Borgonha e Champagne, levou a uma maior descentralização entre as várias regiões do mundo. Ao invés de apenas um país, foram três, com a França mantendo seu domínio, com oito produtores, contra um dos Estados Unidos e um da Itália. Se em 2022 foram apenas duas regiões, este número dobrou, com a Borgonha mantendo a hegemonia (5) e Bordeaux retornando em grande estilo (3 produtores).

O grande destaque acabou sendo a Domaine Leflaive, sediada em Puligny-Montrachet, na Borgonha. Por conta de sua consistência nos diversos componentes do ranking, acabou subindo do terceiro lugar no anterior para o topo do pódio. Outros nomes clássicos do vinho acabaram ganhando espaço no top 10, como Château d’Yquem, Opus One, Gaja e Château Angelus.

Os 10 produtores mais poderosos de 2023

ProdutorPos. 2023Pos. 2022Domaine Leflaive13Château d’Yquem219Meo Camuzet326Opus One482Joseph Drouhin525Cheval Blanc617Gaja758Henri Boillot854Château Angelus965Leroy101

Metodologia

Para calcular as pontuações, a Liv-ex compilou a lista de todos os vinhos comercializados na sua plataforma no último ano (de 1 º de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023) e os agrupou por marca. Em seguida, identificou marcas que tinham negociado pelo menos três vinhos ou safras, e que tinham um valor comercial total de pelo menos £ 10.000.

A classificação levou em conta quatro critérios: desempenho dos preços, negociação na Liv-ex (por valor e volume), número de vinhos e safras negociados, e preço médio dos vinhos. Cerca de 11.500 vinhos/safras diferentes negociaram na Liv-ex, agrupados em marcas, das quais 411 se classificaram para o cálculo final.

Os rankings individuais foram combinados com uma ponderação de 1 para cada critério, exceto o desempenho de negociação, que teve uma ponderação de 1,5 (porque combina dois critérios).

Fonte: Liv-ex

Imagem: Randy Rodriguez via Pixabay

O post Produtores de vinho mais “poderosos” de 2023: quais foram eles? apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *