Produtores de vinho “poderosos”: conheça os destaques de 2022

Quais são os produtores de vinho mais poderosos do mundo? Esta é uma pergunta que parece difícil de responder, por conta da subjetividade que isso pode envolver. No entanto, usando critérios objetivos, a Liv-ex, um dos mais importantes marketplaces de vinhos finos do mundo, divulgou o seu índice Power 100, referente ao ano de 2022.

Este índice, que inclui 100 produtores, busca indicar quais se destacaram no ano, baseado em diversos indicadores dos vinhos negociados na plataforma deste grupo britânico. Dentre as variáveis usadas para o cálculo estão o preço dos vinhos, sua valorização no período de análise, além de seus volumes de negociação.

França domina inteiramente o topo do ranking

Entre os 10 produtores que mais se destacaram no mundo em 2022, todos são franceses. Se a lista do ano de 2021 continha a Tenuta San Guido – que elabora o supertoscano Sassicaia, o ranking de 2022 foi inteiramente dominado pela França. A tendência de concentração nos produtores franceses chega, assim, a seu ponto máximo. Vale lembrar que em 2020 havia cinco vinícolas de outros países no top 10 do ranking (as italianas Gaja, Ornelaia, Sassicaia e Masseto, além da australiana Grange).

Mais do que isso, a lista é atualmente composta por produtores de apenas duas regiões francesas: Borgonha (sete) e Champagne (três). Esta distribuição contrasta com a de 2021, quando a região de Bordeaux havia sido o principal destaque em número de produtores. Eram quatro vinícolas desta região, seguida pela Borgonha, com três, e Champagne, com dois. Pela primeira vez na história do ranking, Bordeaux não tem um representante no Top 10.

Supremacia da Borgonha

Pelo terceiro ano seguido, a Domaine Leroy, ícone da Borgonha, liderou o ranking. A vinícola liderada por Lalou Bize-Leroy mostrou um desempenho consistente nos diversos critérios considerados, com uma exceção: preço. Porém, mesmo este dado deve ser entendido dentro do contexto atual dos vinhos raros da Borgonha. A valorização média de 39% de seus vinhos em 2021 havia sido uma das maiores do ranking. Em 2022, mesmo apesar de o preço de seus vinhos ter subido quase 60%, a Domaine Leroy ficou apenas em 32º lugar neste critério.

Outras vinícolas da Borgonha ganharam posições, subindo rapidamente no ranking em função de preços incrivelmente inflacionados. A Arnoux-Lachaux, por conta de uma alta de quase 500% no preço de seus vinhos em 2022, passou de 62ª para a segunda posição no ranking geral. A Leflaive subiu de 13ª para terceira, após seus vinhos serem negociados 94% acima de 2021. Foi o mesmo motivo que levou a Jacques-Frédéric-Mugnier de 47ª para nona (seus preços subiram 86%)

Produtores tradicionais da região, como Armand Rousseau (quarto lugar) e Domaine de La Romanée-Conti (oitava posição) se mantiveram entre os top 10. Esta última, inclusive, comandou o ranking de vinhos mais caros, com um preço médio de £ 6.473 (equivalente a R$ 41.400) por garrafa.  Confira a relação completa de produtores, na tabela a seguir.

Os 10 produtores mais poderosos de 2022

ProdutorPos. 2022Pos. 2021Domaine Leroy11Arnoux-Lachaut262Leflaive313Armand Rousseau43Prieure-Roch538Dom Pérignon64Louis Roederer79Domaine de la Romanée-Conti85Jacques-Frédéric Mugnier947Krug1011

Metodologia

Para calcular as pontuações, a Liv-ex compilou a lista de todos os vinhos comercializados na sua plataforma no último ano (de 1 º de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022) e aos agrupou por marca. Em seguida, identificou marcas que tinham negociado pelo menos três vinhos ou safras, e que tinham um valor comercial total de pelo menos £ 10.000.

As marcas foram classificadas utilizando quatro critérios: desempenho dos preços, negociação na Liv-ex (por valor e volume), número de vinhos e safras negociados, e preço médio dos vinhos. Mais de 12.300 vinhos/safras diferentes foram comercializados na Liv-ex e agrupados em 1.694 marcas, das quais 422 se classificaram para o cálculo final.

Os rankings individuais foram combinados com uma ponderação de 1 para cada critério, exceto o desempenho de negociação, que teve uma ponderação de 1,5 (porque combina dois critérios).

Fonte: Liv-ex

Imagem: Gerd Altmann from Pixabay

O post Produtores de vinho “poderosos”: conheça os destaques de 2022 apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *