Quais os críticos de vinhos mais respeitados do mundo? confira a eleição de 2023

Em um mundo marcado por imensa diversidade de regiões, produtores e vinhos, escolher um crítico de vinho com o qual o seu paladar esteja alinhado é fundamental. Estes críticos podem representar um importante ponto de referência na hora de você escolher um vinho, embora, como sempre, fatores subjetivos façam parte da equação.

Dentro deste contexto, quais são os profissionais de avaliação de vinho mais reconhecidos do mundo? A publicação Tasting Book decidiu responder esta pergunta, criando um ranking dos melhores críticos de vinho do mundo. Este mix entre revista virtual e mídia social, baseada na Finlândia, realizou uma enquete com seus participantes profissionais (importadores, sommeliers, produtores e negociantes de vinhos) para escolher os críticos mais respeitados de vinho do mundo.

And the winner is…

A votação, que contou com mais de 83 mil participantes, acabou por escolher um nome que já se destaca na crítica de vinhos há décadas. A Master of Wine britânica Jancis Robinson superou sua votação no ano anterior e desbancou o norte-americano Jeb Dunnuck, para atingir o lugar mais alto do pódio.

Robinson, nascida em 1950, é jornalista, escritora e crítica de vinhos, conhecida por sua independência, postura firme e preferência por vinhos mais elegantes. Por muitos anos, serviu de contraponto para o famoso crítico Robert Parker, que se destacava pelo seu paladar mais alinhado a vinhos intensos, frutados e encorpados. Atualmente, ela assina uma coluna semanal para o Financial Times, e escreve para seu site JancisRobinson.com, atualizado diariamente. As cinco regiões que cobre mais de perto são Borgonha, Champagne, Bordeaux, Douro e Napa Valley.

Outros destaques

Se Dunnuck fechou o ranking de 2023 em quinto lugar, outros críticos ganharam mais destaque. O alemão Markus Del Monego alcançou a segunda posição, após ter sido o 11º mais votado em 2022. Seus principais focos são Bordeaux, Rheingau, Toscana, Mosel e Rioja. Fechando o pódio, pela primeira vez inteiramente dominado por Masters of Wine, ficou a coreana Jeannie Cho Lee, que segue mais de perto Borgonha, Bordeaux, Napa Valley, Champagne e Rhône.

O veterano crítico francês Michel Bettane, por décadas editor da Revue du Vin de France e com foco principal em Borgonha, Bordeaux e Champagne, passou do décimo lugar em 2022 para quarto no ano passado.  Em sentido oposto, perderam espaço nomes tradicionais como James Suckling, Neal Martin, Antonio Galloni, Allen Meadows e James Halliday.

Os 30 críticos mais votados

A relação abaixo traz os 30 críticos mais votados, em ordem descendente. Os profissionais com a sigla MW são certificados Master of Wine (para muitos, a mais respeitada qualificação do mundo do vinho).

1 – Jancis Robinson MW

 2 – Markus Del Monego MW

 3 – Jeannie Cho Lee MW

 4 – Michel Bettane

 5 – Jeb Dunnuck

 6 – Lisa Perrotti-Brown MW

 7 – Neal Martin

 8 – James Suckling

 9 – Richard Juhlin

10 – Jeff Leve

11 – Antonio Galloni

12 – Erin Larkin

13 – Julia Harding MW

14 – Allen Meadows

15 – Axel Probst

16 – Peter Moser

17 – James Halliday

18 – Andrew Caillard MW

19 – James Laube

20 – Huon Hooke

21 – Tim Atkin MW

22 – Izak Litwar

23 – Christer Byklum

24 – Stephen Tanzer

25 – Stuart Pigott

26 – Matt Kramer

27 – Ian D’ Agata

28 – José Peñin

29 – Jeremy Oliver

30 – Andrew Jefford

Qual o melhor crítico para você?

Como mencionado anteriormente, não existe avaliação de vinhos 100% objetiva. O gosto pessoal do crítico acaba sempre sendo levado em conta (consciente ou inconscientemente) quando um vinho é avaliado. Deste modo, embora as listas acima possam ser ferramentas interessantes, é fundamental saber algo mais: se o gosto do crítico bate com o seu.

Para isso, uma das melhores estratégias é degustar alguns dos vinhos degustados por cada crítico e “comparar” com a sua avaliação. Embora estes críticos tenham uma bagagem e conhecimento de vinhos infinitamente maiores que os nossos, é fundamental checar se as preferências pessoais equivalem. No caso de Robert Parker, de um lado existia quem seguisse suas escolhas cegamente e, de outro, quem simplesmente evitava os vinhos que ele classificava acima de 95 pontos. Assim, também no mundo dos vinhos, uma coisa é clara: gosto não se discute.

Fonte: Tasting Book

Imagem: Roland Steinmann via Pixabay

O post Quais os críticos de vinhos mais respeitados do mundo? confira a eleição de 2023 apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *