Após uma longa carreira na área de negócios de diversas vinícolas da região, Miguel Merino decidiu vinificar seus próprios vinhos, com sua primeira safra sendo lançada em 1994. A vinícola, atualmente com cerca de 13 hectares de vinhedos, é agora administrada por seu filho, Miguel Merino Junior, e vive grande momento. Teve um de seus tintos escolhido como vinho do ano pelo Rioja Report 2022, do crítico Tim Atkins.
O Reserva 2015 é um dos vinhos da linha intermediária da vinícola, elaborado com uvas de vinhas velhas plantadas na década de 1960, situadas a cerca de 550 metros de atitude em Briones, na Rioja Alta. As uvas são de cultivo sustentável (sem uso de herbicidas) e nesta safra o corte foi 96% Tempranillo e 4% Graciano. Na vinificação, após colheita manual, as uvas não passaram por maceração pré-fermentativa e a fermentação alcoólica ocorreu em pequenos tanques de aço inoxidável, com malolática em barricas novas. O vinho permaneceu dois anos em carvalho, basicamente americano e francês, com trasfegas a cada seis meses.
Degustando
Uma agradável surpresa, um vinho que mostrou boa estrutura e muito potencial, embora ainda longe de sua janela ideal de consumo. No visual mostrou coloração rubi com média concentração, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas mais maduras e leve toque herbáceo e balsâmico, com notas de carvalho ainda bem presentes
Na boca, um corte riojano de alta acidez, corpo médio a alto e taninos arenosos e ainda bem presentes. Com tipicidade evidente da Rioja (chegou a lembrar os vinhos da La Rioja Alta), mostrou muita estrutura e textura, já começando a trazer camadas, além de boa densidade. Ainda muito jovem, mostra potencial para uma ótima evolução nos próximos anos. É importado para o Brasil pela Tanyno, que gentilmente cedeu esta garrafa, e estava disponível a R$ 274 em julho de 2022.
Nome do VinhoRioja ReservaCategoriaReserva Safra2015Produtor Miguel MerinoEnólogoMiguel MerinoUvas Tempranillo, GracianoSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaBriones (Rioja Alta)DenominaçãoRiojaPaísEspanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilTanyno
O post Rioja Reserva 2015, Miguel Merino apareceu primeiro em Wine Fun.