Veronica Ortega é uma enóloga espanhola ainda não conhecida por muita gente. Mas seu currículo é impressionante: nascida em Cádiz, nos anos 2000 mudou-se para o Priorato, onde trabalhou com Alvaro Palacios e Daphné Glorian (Clos Erasmus). Depois, fez estágios na Burn Cottage em Central Otago, Niepoort no Douro, Comte Armand e depois uma temporada na Domaine de la Romanée Conti na Borgonha. Por fim, trabalhou com Raúl Pérez no Bierzo, antes de partir para seu projeto pessoal em 2012.
O ROC 2020 recebeu este nome como homenagem às iniciais do irmão mais velho de Verónica, infelizmente falecido. As uvas provêm de vinhas velhas (cerca de 100 anos) plantadas em duas pequenas parcelas (La Rata e El Couso) em Valtuille de Abajo. É um corte de 90% Mencia, com participação menor das brancas Palomino e Doña Blanca. Na vinificação, a fermentação foi feita com leveduras indígenas e 100% de cachos inteiros, com extração suave. O vinho passou 14 meses em barris de segundo e terceiro uso.
Degustando
Um vinho no qual a elegância falou mais alto que a potência, onde a enóloga claramente deixa evidente seu aprendizado na Borgonha. No visual, mostrou coloração rubi violácea de média concentração, com um olfativo marcado por aromas florais intensos, acompanhados por frutas mais negras e leves notas de especiarias doces.
No palato, um corte de boa acidez, corpo médio e taninos finos. Com presença intensa de frutas também na boca, se mostrou um vinho elegante, macio e sedoso, sem perder uma linha mestra de tensão e ótimo equilíbrio. Os vinhos de Veronica Ortega não são importados para o Brasil e esta cuvée é vendida na Europa na faixa de € 34.
Nome do VinhoROC Safra2020Produtor Verónica OrtegaEnólogoVerónica OrtegaUvas Mencia, Palomino, Doña BlancaSoloArenosoGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaValtuille de Abajo (León)DenominaçãoBierzoPaísEspanhaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado
O post ROC 2020, Verónica Ortega apareceu primeiro em Wine Fun.