Gabrio Bini e seu filho Giotto trouxeram uma nova dimensão aos vinhos de Pantelleria, pequena ilha ao sudoeste da Sicília, próxima da costa da Tunísia. A partir de variedades locais, elaboram diversas cuvées de vinhos naturais de muita personalidade. E duas destas uvas são a Catarratto (uva branca mais plantada na Sicília) e a tinta Pignatello, que tem parentesco indireto com a Nerello Mascalese.
O Rosso Fanino Serragghia 2015 foi elaborado a partir de vinhas velhas (45 anos na média) de Catarratto e Pignatello em cultivo selvagem, portanto sem definição exata do blend. Na vinificação, as uvas foram 100% desengaçadas, para fermentação com leveduras indígenas em ânforas enterradas de 220 litros, onde ficaram sete meses. O vinho não passou por filtração, colagem ou adição de sulfitos antes do engarrafamento. A produção anual fica na faixa de 1.800 garrafas.
Degustando
Talvez a melhor definição para este vinho seja a expressão “selvagem”, por conta de sua unicidade e perfil completamente distinto daqueles que podem ser chamados vinhos convencionais. No visual, mostrou coloração rosada tendendo ao ocre e muita turbidez, com o um olfativo complexo, marcado por aromas cítricos (laranja sanguinello) e cacau, como notas de leveduras e presença de acidez volátil.
No palato, um vinho no qual a densidade e estrutura se destacaram mais que a acidez. Se mostrou encorpado e profundo, com muita matéria, taninos presentes e textura destacada. A presença de fruta foi maior na boca, mas sem tanto frescor, com notas lácteas e de cacau. Certamente uma experiência peculiar. Alguns dos vinhos de Gabrio Bini chegaram a ser importados para o Brasil, mas não parecem mais disponíveis por aqui. Na Europa, safras mais recentes desta cuvée custam em torno de € 90.
Nome do VinhoRosso Fanino SerragghiaSafra2015Produtor Gabrio BiniEnólogoGabrio BiniUvaPignatello, CatarrattoSoloVulcânicoGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaScauri (Pantelleria)DenominaçãoTerre Siciliane IGPPaísItáliaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado
O post Rosso Fanino Serragghia 2015, Gabrio Bini apareceu primeiro em Wine Fun.