Semillón Old Vines 2019, Matias Riccitelli

Matias Riccitelli, um dos nomes de maior destaque do “novo” vinho argentino, é filho do renomado enólogo Jorge Riccitelli. Após trabalhar em diversas vinícolas ao redor do mundo, montou sua vinícola própria em 2009, na região de Lujan de Cuyo. A partir de 2015 iniciou um novo projeto, com uso de vinhas velhas de Sémillon, Merlot e Malbec provenientes da Patagônia argentina. São vinhedos de pé franco, que foram plantados no final da década de 1960 e que estão localizados no alto vale do Rio Negro.

O Semillón Old Vines 2019 foi elaborado a partir destas videiras antigas (mais de cinquenta anos), plantadas em solos limosos e cultivadas sem pesticidas, provenientes de vinhedos com altitude em torno de 300 metros localizados em Allen e Ingeniero Huergo, dois vilarejos da Patagônia. Na vinificação, após colheita manual e maceração de 48 horas, as uvas foram fermentadas com uso de leveduras indígenas e temperaturas controladas, em foudres de carvalho usado e ovos de concreto. O vinho foi mantido nestes recipientes (na proporção 60% carvalho e 40% ovos) por oito meses, com suas lias.

Degustando

Este vinho foi degustado às cegas em um painel com diversos monovarietais de Sémillon e ficou entre os principais destaques positivos. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante com reflexos verdeais, com um olfativo complexo e intenso. Destaque para os aromas de frutas brancas (maçã verde), cítricos e maracujá, acompanhados por notas de especiarias (pimenta branca), cera de abelha, lanolina e um curioso toque de borracha.

Na boca, um Sémillon de alta acidez e corpo médio, com muito equilíbrio e tensão. Mostrou boa pureza de fruta também no palato, um vinho equilibrado e de boa complexidade, que fechou com notas salinas e longa persistência. Já muito agradável, deve ganhar ainda mais personalidade com mais alguns aninhos de garrafa. Os vinhos de Matias Riccitelli são trazidos para o Brasil pela Winebrands e esta cuvée estava disponível no site da importadora a R$ 802 em março de 2023.

Nome do VinhoSemillón Old VinesSafra2019Produtor Matias RiccitelliEnólogoMatias RiccitelliUvaSémillonSoloLimosoGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaLujan de Cuyo (Mendoza)DenominaçãoPatagonia ArgentinaPaísArgentinaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWinebrands

O post Semillón Old Vines 2019, Matias Riccitelli apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *