Tant Mieux 2017, Domaine Bornard

O ano de 2017 trouxe a aposentadoria de Philippe Bornard e a união das vinícolas criadas por ele e aquela fundada pelo seu filho, Tony Bornard, em 2014. O resultado foi uma domaine com cerca de 11,5 hectares de vinhedos. Se o estilo de vinhos combina os conhecimentos das duas gerações, a identidade visual que prevaleceu foi a do pai, com a famosa raposa presente em todos os rótulos. Curiosamente, esta raposa teve origem a forma de pronunciar o sobrenome Bornard, que lembra a pronúncia francesa de beau renard, ou “bela raposa”.

O Tant Mieux foi elaborado a partir de uvas cultivadas e certificadas biodinâmicas e colhidas de forma prematura para garantir a acidez necessária para um pét-nat. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram maceradas por cinco dias em tanques de aço inox e prensadas. A fermentação, usando apenas leveduras indígenas, começou nestes recipientes e seguiu nas garrafas, até o dégorgement.

Degustando

Pense em um vinho descompromissado, simples e fácil de beber, quase um suco de uva levemente gaseificado. No visual, lembrou um clarete, com baixa concentração e perlage tímida, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de frutinhas vermelhas e leve nota de especiarias.

Na boca, um pét-nat de Poulsard que se mostrou leve e de boa acidez, com fruta vermelha bem pura e residual de açúcar. Fresco e com retrogosto levemente salino, foi uma boa pedida para uma noite quente de verão. Um Vin Mousseux no qual complexidade e profundidade abriram espaço para um perfil mais frutado e glou-glou, sem compromissos. Os vinhos da Domaine Bornard não são importados para o Brasil e na Europa esta cuvée é vendida na faixa de € 25.

Nome do VinhoTant Mieux Safra2017Produtor Domaine BornardEnólogosTony Bornard, Philippe BornardUvaPoulsardSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica8,5%Sede da VinícolaPupillin (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado

O post Tant Mieux 2017, Domaine Bornard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *