Vinhos em lata não são novidade!

Vinhos em lata não são novidade! Já em 2007 escrevi sobre esta “novidade” que para mim chegava. Transcrevo aqui uma parte do texto acrescido de novas observações:

Ano passado, assim que soube da matéria pelo boletim da Cavas Hill, que meu amigo Gines, da Planas & Buil (importadora já fechada), que importava vinhos espanhóis me mostrou, postei a matéria, por achar interessante. O site do UOL, também mostrou uma matéria sobre as latinhas de vinho, com foto já que no site da bodega Catalã, não aparecem mais. De novo vemos o assunto sendo mostrado, reproduzo aqui a minha matéria do ano passado do Divino Guia.

Opções distintas

Eu, atento que sou ao mundo que trata das bebidas em geral, e dos vinhos em particular, um pouco por oficio, e muito por prazer, procuro conhecer, apreciar quando é possível, e apreender todas as novidades que surgem mesmo aquelas que nos pareçam bizarras em princípio.

Foi assim quando surgiram as primeiras rolhas sintéticas, o screwcap, o vino lock, o Bag in Box. Agora surge mais uma destas novidades, aqui no Brasil, que com certeza causará polêmica (lembrem que escrevi este texto em 2007).

As latinhas

O vinho em lata

A vinícola espanhola Cavas Hill apresenta o vinho em latas. Foi a primeira vez que travei conhecimento com este tipo de embalagem para vinhos. Isto mesmo, como podem ver acima, a vermelha para designar o tinto e a verde para o branco. As latas de 250 ml (uma taça bem servida), serão vendidas em princípio nos hotéis e nos fast foods. A empresa diz que o interior da lata é revestido com uma película que evita o contato da bebida com o metal. Esta vinícola está situada no coração de Penedès, no pequeno povoado de Moja, a 50 Km. ao sul de Barcelona. A conferir.

Hoje, outro século, e décadas depois, vemos uma infinidade de ofertas com os vinhos em lata. Parece que sim, a aceitação foi mais rápida e melhor do que os ótimos Bag in Box, que ainda não se popularizaram tanto, uma pena( os BIB são ótima opção para os vinhos).

Variedade temos, incluindo-se aí as latinhas de vinhos brasileiros, virou febre! Tintos, brancos, rosados, espumantes… Para o verão, uma boa opção para se levar à praia e também para a piscina, causam mesmo risco que as garrafas de vidro, e gelam mais rapidamente.  

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão conhecido como O Engenheiro Que Virou Vinho, me dedico a comentar, escrever, divulgar, dar palestras e ministrar cursos de vinhos, bebidas destiladas e a harmonização com a gastronomia. Assino dentre outras mídias o site Divino Guia www.divinoguia.com.br

Disclaimer: Os conteúdos publicados nesta coluna são da inteira responsabilidade do seu autor. O WineFun não se responsabiliza por esses conteúdos nem por ações que resultem dos mesmos ou comentários emitidos pelos leitores.

Fotos: Álvaro Cézar Galvão, arquivo pessoal

O post Vinhos em lata não são novidade! apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *