Viola Odorata 2018, Claire Naudin

Com mais de 500 anos de viticultura, a propriedade que é o coração da Domaine Henri Naudin-Ferrand assumiu novos rumos nas últimas décadas. No final dos anos 1990, Claire Naudin, recém-saída da universidade, onde se formou em Enologia e Agronomia, herdou 22 hectares de videiras na Borgonha de seu pai, Henri Naudin. E sua escolha, em termos de vinificação, foi muito clara: vinhos mais puros e de baixa intervenção.

O Viola Odorata 2018 foi elaborado a partir de vinhas velhas (55 a 115 anos) provenientes de cinco parcelas em Corgoloin, todas de cultivo sustentável, com uso de diversos princípios orgânicos. Na vinificação, após colheita manual, as uvas, sempre com cachos inteiros, foram fermentadas sem qualquer aditivo e uso exclusivo de leveduras indígenas, com pouca pigéage e sem remontage. O vinho fez estágio de 15 meses em barris de carvalho (não mais que um terço novos) e foi engarrafado após receber carga muito leve de sulfitos e sem filtração ou colagem.

Degustando

Um vinho que, passado o período inicial quando a redução foi dominante no olfativo, mostrou muita energia e pureza, agradando pela textura e fruta de alta qualidade. No visual, mostrou coloração rubi de média a alta concentração, com um nariz inicialmente dominado por redução e notas de tapenade de azeitonas. Depois de algum tempo em taça, sobressaíram-se os aromas florais (violeta) e fruta negra bem pura.

Na boca, um Pinot Noir de boa acidez e frescor, com corpo médio e taninos macios. Mostrou uma presença destacada de fruta muito pura no palato, com boa amplitude e densidade, chamando atenção também pela textura sedosa e envolvente. Resumo? Um vinho delicioso e elegante; Os vinhos de Claire Naudin não chegam ao Brasil e esta cuvée é vendida na Europa na faixa de € 45.

Nome do VinhoViola Odorata Safra2018Produtor Domaine Henri Naudin-FerrandEnólogaClaire NaudinUvaPinot NoirSoloArgilo-calcárioGraduação Alcoólica13,2%Sede da VinícolaMagny-lès-Villers (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoCôtes de Nuits-VillagesPaísFrançaAgriculturaSustentável, com práticas orgânicasVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Viola Odorata 2018, Claire Naudin apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *