A Domaine du Clos Naudin é uma vinícola familiar, de propriedade da família Foreau desde 1923 e sediada em Vouvray. Com 11,5 hectares de vinhedos próprios, divide sua produção entre espumantes (cerca de 40% do total) e vinhos tranquilos. Destes últimos, a vinícola ganhou maior reputação pela qualidade de seus vinhos doces (moelleux) e semi-doces, que ganham complexidade com o passar do tempo e atingem seu pico mais de 10 anos após seu engarrafamento.
O Vouvray Moelleux 2009 foi elaborado a partir de vinhas velhas (idade média superior a 45 anos) e de cultivo orgânico sem certificação, provenientes de vinhedos plantados em solos com alta proporção de calcário e flint. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação lenta (geralmente de dois meses) com uso de leveduras indígenas em barris de 300 litros majoritariamente usados (apenas 5% novos). O vinho fez estágio nestes recipientes por seis meses, com suas lias, antes do engarrafamento.
Degustando
Elaborados somente em safras mais quentes, os moelleux da Domaine du Clos Naudin são muito representativos da tradição de vinhos doces e semi-doces desta parte do Vale do Loire. E este exemplar não ficou atrás, com muita riqueza de aromas, sabores e texturas. No visual, mostrou coloração dourada intensa; com o olfativo marcado por aromas de cera de abelha, mel, damasco e flores brancas secas, acompanhados por notas de própolis.
Se o nariz se mostrou complexo e sedutor, o palato não ficou atrás. Um Chenin Blanc de alta acidez, corpo médio e muita densidade, com textura bem presente e untuosa. Se mostrou um vinho amplo, de dulçor destacado e com notas de mel e damasco também na boca, de muita profundidade e persistência. Apesar de seus 35 gramas/litro de açúcar, um vinho muito agradável, com a alta acidez garantindo o equilíbrio.
Se solo foi bem, acompanhdo foi ainda melhor. Harmonizou de forma espetacular com um queijo Epoisse mais evoluído. Os vinhos da Domaine du Clos Naudin eram importados para o Brasil pela Prem1um, mas não parecem estar disponíveis atualmente no mercado brasileiro. Na Europa, safras mais recentes desta cuvée são vendidas na faixa de € 30 a 35.
Nome do VinhoVouvray MoelleuxSafra2009Produtor Domaine du Clos NaudinEnólogoPhilippe ForeauUvaChenin BlancSoloCalcário (chalk), com presença de flintGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaVouvray (Maine-et-Loire)DenominaçãoVouvrayPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado
O post Vouvray Moelleux 2009, Domaine du Clos Naudin apareceu primeiro em Wine Fun.